Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 291
20 de Dezembro de 2006
Right Marker

O TRIUNFANTE REGRESSO DA "ESTRELA DA TARDE"

Muita gente questiona-se: "quando é que Vénus volta a ser a tão conhecida «estrela da tarde»"?. O que não sabem é que se olharem nestes dias para Sudoeste ao pôr-do-Sol, lá estará ele!

Mas esta aparição nocturna e corrente de Vénus irá evoluir para uma bem excepcional, assunto que será melhor explicado seguidamente.

Vénus passou a conjunção superior (parecendo estar por detrás do Sol, visto da Terra) no passado dia 27 de Outubro. Desde aí, tem sido engolido pelo poderoso brilho do Sol. Mesmo assim, a cada dia, tem-se movido lentamente para Este e assim afastando-se da vizinhança da nossa estrela.

E durante a primeira metade de Dezembro, Vénus começou a subir do brilho do pôr-do-Sol e regressou agora para reclamar o seu título como Estrela da Tarde, um título que não possuía desde o início deste ano. Procure-o agora com uns binóculos pouco depois do pôr-do-Sol, muito baixo a Sudoeste.

Quando o mês começou, este planeta estava a uns meros 4 graus de altura no Sudoeste ao pôr-do-Sol (o comprimento do seu punho com o braço estendido mede aproximadamente 10 graus). Nessa altura Vénus tocava o horizonte cerca de meia-hora depois do Sol se pôr. Apenas os mais ambiciosos e experientes observadores conseguiam nessa altura avistar o planeta.

Durante esta semana, deverá ser gradualmente mais fácil de observar. Na noite de dia 15, pôs-se a cerca de 20 graus Sudoeste, quase 50 minutos depois do Sol, proporcionando aos observadores menos experientes uma chance de o observar pela primeira vez. Continuando a mover-se para Este do Sol durante o fim de Dezembro, Vénus irá dentro em breve ser facilmente visível no céu nocturno a Oeste, mesmo até para os observadores casuais.

Vénus no dia 15 de Dezembro, ao pôr-do-Sol.
Crédito: SPACE.com

Aparecendo como um objecto brilhante de cor branco-prateada de magnitude -3.8, a irmã do nosso planeta irá pôr-se pouco mais de uma hora depois do Sol no dia de Natal, e terá aumentado para mais de 70 minutos na véspera de Ano Novo.

Mas é durante os primeiros sete meses de 2007 que Vénus tomará um lugar cimeiro, brilhando todas as noites e deslumbrando os observadores com uma performance avassaladora. Visto a Oeste, este planeta aparece sempre bem brilhante a olho nu, e mais ainda com binóculos. Subirá pouco a pouco com o passar das noites e irá continuar a crescer durante todo o Inverno e durante a Primavera.

Em Abril também se tornará cada vez mais evidente que o planeta estará fazendo uma excursão fora do comum em direcção do céu nocturno, pondo-se mais de três horas e meia depois do Sol, desde o fim de Abril até ao fim de Maio.

Alguns livros de Astronomia dir-lhe-ão que é impossível ver Vénus a meio da noite. Por isso será difícil de acreditar que Vénus poderá ficar até bem tarde durante a terceira semana de Maio, quando desaparecerá para baixo do horizonte por volta das 23:00.

Vénus alcançará a sua maior elongação - a sua maior distância angular - 45 graus para Este do Sol a 8 de Junho. Estará mais brilhante no começo do Verão à medida que se volta a aproximar do Sol, alcançando o seu maior brilho nesta aparição, na noite de 12 de Julho, com magnitude -4.3. O planeta será ainda mais deslumbrante aí; brilhando quase duas vezes mais que agora. Mas com este show final de glória, Vénus irá rapidamente atenuar o seu brilho, entrando de novo pelo brilho do Sol e desaparecendo de vista no começo de Agosto.

Entre agora e o começo de Agosto de 2007, uma repetida observação de Vénus através de um pequeno telescópio irá mostrar o seu completo perfil de fases e tamanhos de discos.

Actualmente, o planeta parece estar praticamente cheio (97.6% de iluminação no dia 19 de Dezembro), e durante toda a fria estação de Inverno não mostrará mais que um pequeno disco minguante. Tornar-se-á cada vez mais minguante no fim de Março.

No princípio de Junho, Vénus alcança a dicotomia (mostrando uma forma "meia lua"). Depois, durante Julho, mostrará um grande crescente à medida que passa perto da Terra. De facto, através de telescópios será observável que a distância entre a Terra e Vénus está diminuindo, pois o tamanho aparente de Vénus irá aumentar, duplicando o tamanho actual no dia 28 de Maio. Quando duplicar novamente no dia 16 de Julho, a sua grande fase crescente será facilmente discernível até em pequenos binóculos com 7x de ampliação.

Mas mesmo até depois de passar pela conjunção inferior a 18 de Agosto, o espectáculo de Vénus não terá chegado ao fim, pois reemergirá dramaticamente como uma espantosa "estrela da manhã", baixa a Sudeste no fim do mês. Aí, uma performance repetida irá começar em Setembro, com a sequência referida acima de eventos invertida. Continua até ao fim de 2007. De facto, 2007 será o ano de Vénus!

Vénus:

Estrelas massivas em Pismis 24 - Crédito: NASA, ESA e J. M. Apellániz (IAA, Spain)
Quão massiva pode uma estrela normal ser? Através de estimativas feitas à distância, o brilho e os modelos solares comuns tinham dado a uma estrela no enxame aberto Pismis 24 uma massa 200 vezes a do nosso Sol, o que constituira um recorde. Esta estrela é o objecto mais brilhante localizado logo à direita do gás na imagem do lado. Uma inspecção mais detalhada de imagens recentemente obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble, no entanto, mostrou que Pismis 24-1 vê o seu brilho derivado, não por apenas uma estrela, mas por três, no mínimo. As componentes teriam ainda quase 100 massas solares, o que as torna das mais massivas em registo. Na imagem, estrelas ainda se formam na nebulosa de emissão associada, NGC 6357, incluindo algumas que parecem estar a libertarem-se do seu "casulo" e a iluminá-lo de forma espectacular.

História: Em 1904, era fundado o Observatório Solar do Mt. Wilson.
Em 1996, morria Carl Sagan, considerado por muitos o maior divulgador da História da Astronomia.
Observações: Lua Nova, por volta das 14:01.

História: Em 1968, lançamento da Apollo 8. William A. Anders, James A. Lovell Jr. e Frank Borman tornaram-se nos primeiros seres humanos a deixar a gravidade da Terra. Esta missão teve como objectivo a primeira visão de perto da superfície da Lua e do seu lado escuro. Duração da missão: 6 dias, 3 horas, 0 minutos e 42 segundos.
Em 1984 era lançada a sonda soviética Vega 2.
Observações: Use binóculos para encontrar Vénus e a fina Lua Crescente mesmo por cima do horizonte ao pôr-do-Sol.

Observações: O solstício ocorre por volta das 00:22, quando o Sol alcança o seu ponto mais a Sul e começa o seu regresso de seis meses mais para Norte. Pela definição, é quando o Inverno começa no Hemisfério Norte e o Verão no Hemisfério Sul. É a noite mais longa do ano para o Hemisfério Norte, e a mais curta para o Sul.

A Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães devem o seu nome ao facto de terem sido descobertas pelo português Fernão de Magalhães na sua viagem de circumnavegação.

Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.

RSS Feed - ainda não implementado

Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.