O MISTERIOSO CASO DA POEIRA DESAPARECIDA
10 de Julho de 2012

Imagine se os anéis de Saturno desaparecessem subitamente. Os astrónomos testemunharam o equivalente em torno de uma jovem estrela tipo-Sol chamada TYC 8241 2652. Enormes quantidades de poeira que se sabia orbitar a estrela inesperadamente não se encontram em lado nenhum.

"É como o clássico truque do mágico: agora vês, agora já não. Só que neste caso estamos a falar de poeira suficiente para preencher todo o Sistema Solar interior e acabou de desaparecer!", afirma Carl Melis da Universidade da Califórnia em San Diego, EUA, que liderou o novo estudo publicado na edição de 5 de Julho da revista Nature.

O disco de poeira em torno de TYC 8241 2652 foi observado pela primeira vez pelo satélite IRAS (Infrared Astronomical Satellite) da NASA em 1983, e continuou a brilhar fortemente durante 25 anos. Pensa-se que a poeira era devida a colisões entre os planetas em formação, parte normal da formação planetária. Tal como a Terra, a poeira absorve a energia da luz estelar e reirradia essa energia como radiação infravermelha, ou calor.

A primeira indicação forte do desaparecimento do disco apareceu em imagens obtidas em Janeiro de 2010 pelo satélite WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA. Uma imagem infravermelha obtida pelo Telescópio Gemini no Chile a 1 de Maio de 2012 confirmou que a poeira já tinha desaparecido há dois anos e meio.

"Nunca tinha sido visto nada do género nas muitas centenas de estrelas onde os astrónomos estudam anéis de poeira," afirma o co-autor Ben Zuckerman da mesma Universidade, cuja pesquisa foi suportada pela NASA. "Este desaparecimento é extremamente rápido até para uma escala de tempo humana, já sem falar numa escala astronómica. O desaparecimento da poeira em TYC 8241 2652 foi tão bizarro e rápido, que inicialmente achei que as nossas observações deveriam simplesmente estar erradas de alguma forma estranha."

Os astrónomos vêm-se com um par de possíveis soluções para o mistério, mas dizem que nenhuma é convincente. Uma possibilidade diz que o gás produzido pelo impacto que libertou a poeira ajudou a rapidamente arrastar as partículas de poeira para a estrela e assim selar o seu destino. Noutra possibilidade, colisões de rochas gigantes deixadas para trás por um grande impacto original providenciaram uma infusão fresca de partículas de poeira no disco, o que fez com que os grãos de poeira se quebrassem em pedaços cada vez mais pequenos.

O resultado tem por base várias observações de TYC 8241 2652 obtidas com o instrumento T-ReCS (Thermal-Region Camera Spectrograph) acoplado no telescópio Gemini Sul no Chile; IRAS; WISE; Telescópio Infravermelho da NASA em Mauna Kea no Hawaii; Telescópio Espacial Herschel da ESA; satélite infravermelho AKARI da JAXA/ESA.