Top thingy left
 
VOYAGER 1 PODE JÁ TER DEIXADO O SISTEMA SOLAR
9 de Outubro de 2012

 

Embora não exista nenhum comunicado oficial da NASA, os mais recentes sinais recebidos da sonda Voyager 1 apontam para que já tenha deixado o Sistema Solar. As evidências surgem deste gráfico abaixo, que mostra o número de partículas, principalmente protões, oriundas do Sol que atingem a Voyager 1 com o passar do tempo. No final de Agosto notou-se uma grande queda, que apontava para que nessa altura já tivesse no espaço interestelar. A última vez que se tinha ouvido da Voyager tinha sido no princípio de Agosto, e indicava que no dia 28 de Julho, o nível de partículas de baixa-energia originadas do interior do Sistema Solar tinha diminuído por metade. No entanto, em três dias, os níveis tinham aumentado novamente para perto dos anteriores. Mas no final de Agosto tinham novamente encolhido.

A equipa da Voyager diz que tem visto dois dos três sinais-chave que assinalam a saída do Sistema Solar e a entrada no espaço interestelar. Além da queda de partículas oriundas do Sol, também viram um aumento no nível de raios cósmicos de alta-energia originários do exterior do Sistema Solar.

O terceiro sinal é a direcção do campo magnético. Ainda não há dados relativos a esse sinal, mas os cientistas estão ansiosamente a analisar os dados para determinar se já mudou de direcção. Os cientistas esperam que estes três sinais mudem quando a Voyager 1 finalmente entrar no espaço interestelar.

"Estes são tempos excitantes para a equipa da Voyager, à medida que tentam perceber o ritmo acelerado da aproximação da Voyager 1 ao espaço interestelar," afirma Edward Stone, cientista do projecto Voyager, uma sua citação do princípio de Agosto. "Mas certamente estamos numa nova região na orla do Sistema Solar onde as coisas mudam rapidamente. Mas não estamos ainda em condições de dizer que a Voyager 1 entrou no espaço interestelar."

Stone acrescentou que os dados mudam de maneiras inesperadas, "mas a Voyager sempre nos surpreendeu com novas descobertas."

A Voyager 1 foi lançada a 5 de Setembro de 1977, e está aproximadamente a 18 mil milhões de quilómetros do Sol. A Voyager 2, lançada a 20 de Agosto de 1977, está um pouco atrás, a 15 mil milhões de quilómetros do Sol.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa de Agosto)
Scientific American
Universe Today

Sonda Voyager 1:
Página oficial (NASA)
Heavens Above
Voyager 1 (Wikipedia)

Sistema Solar:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


Número de partículas solares que atinge a Voyager 1.
Crédito: NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right