Top thingy left
 
CIENTISTAS DESCOBREM PRIMEIRO PLANETA ROCHOSO DO TAMANHO DA TERRA
1 de Novembro de 2013

 

Astrónomos descobriram o primeiro planeta do tamanho da Terra para lá do nosso Sistema Solar que tem uma composição rochosa como a da Terra. Kepler-78b gira em torno da sua estrela-mãe a cada 8,5 horas, o que o torna num inferno em chamas e nada adequado para a vida como a conhecemos. Os resultados foram publicados em dois artigos da revista Nature.

"A notícia chegou em grande estilo com a mensagem: 'Kepler-10b tem um irmão mais novo,'" afirma Natalie Batalha, cientista da missão Kepler no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, no estado americano da Califórnia. Batalha liderou a equipa que descobriu Kepler-10b, um planeta também rochoso mas maior identificado pelo observatório Kepler.

"A mensagem expressa a alegria em saber que a família de exoplanetas do Kepler está a crescer," reflecte Batalha. "Também diz muito sobre o progresso. As equipas Doppler estão atingindo maior precisão, medindo massas de planetas cada vez mais pequenos. Isto é um bom augúrio para o objectivo mais amplo de um dia encontrar provas de vida para lá da Terra."

Kepler-78b foi descoberto usando dados do telescópio espacial Kepler da NASA, que durante quatro anos estudou simultaneamente e continuamente mais de 150.000 estrelas à procura de quedas reveladoras no seu brilho provocadas pela passagem, ou trânsito, de planetas.

Duas equipas independentes de pesquisa, de seguida, usaram telescópios terrestres para confirmar e caracterizar Kepler-78b. Para determinar a massa do planeta, as equipas usaram o método de velocidade radial para medir a oscilação gravitacional que um planeta em órbita provoca na sua estrela. O Kepler, por outro lado, determina o raio de um planeta pela quantidade de luz bloqueada quando passa em frente da sua estrela hospedeira.

Já foram descobertos um punhado de planetas com o tamanho ou massa da Terra. Mas Kepler-78b é o primeiro a ter a massa e o seu tamanho medido. Com ambas estas características conhecidas, os cientistas podem calcular a densidade e determinar a composição do planeta.

Kepler-78b tem 1,2 vezes o tamanho da Terra e é 1,7 vezes mais massivo, o que resulta numa densidade idêntica à da Terra. Isto sugere que Kepler-78b é também composto principalmente por rocha e ferro. A sua estrela é um pouco mais pequena e menos massiva que o Sol e está localizada a cerca de 400 anos-luz de distância na direcção da constelação de Cisne.

Uma equipa liderada por Andrew Howard da Universidade do Hawaii em Honolulu, fez o acompanhamento com observações no Observatório W. M. Keck no topo do Mauna Kea no Hawaii.

A outra equipa liderada por Francesco Pepe da Universidade de Genebra, na Suíça, fez o seu trabalho no solo no Observatório Roque de los Muchachos de La Palma, nas Ilhas Canárias.

Este resultado será um dos muitos discutidos na próxima semana, durante a segunda conferência científica do Kepler entre 4 e 8 de Novembro no Centro de Pesquisa Ames da NASA. Mais de 400 astrofísicos da Austrália, China, Europa, América Latina e EUA vão reunir-se para apresentar os seus resultados mais recentes usando dados do Kepler acessíveis ao público em geral.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Observatório W. M. Keck (comunicado de imprensa)
MIT news (comunicado de imprensa)
Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica (comunicado de imprensa)
Fundación Galileo Galilei - INAF (comunicado de imprensa)
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (comunicado de imprensa)
Artigo científico - Howard et al. (formato PDF)
Artigo científico - Pepe et al. (formato PDF)
Nature (requer subscrição)
Universe Today
Astronomy
Sky & Telescope
SPACE.com
New Scientist
Astronomy Now
Discover
Space Daily
PHYSORG
redOrbit
science 2.0
National Geographic
Discovery News
BBC News
ars technica
The Verge
Gizmodo
UPI.com
Wired
AstroPT
SOL
Expresso
Jornal Digital

Kepler-78b:
Wikipedia
NASA Exoplanet Archive
Exoplanet.eu

Planetas extrasolares:
Wikipedia
Lista de planetas confirmados (Wikipedia)
Lista de planetas não confirmados (Wikipedia)
Lista de exoplanetas potencialmente habitáveis (Wikipedia)
Lista de extremos (Wikipedia)
Open Exoplanet Catalogue
PlanetQuest
Enciclopédia dos Planetas Extrasolares
Exosolar.net

Telescópio Espacial Kepler:
NASA (página oficial)
Arquivo de dados do Kepler
Descobertas planetárias do Kepler
Mapa das zonas de estudo do Kepler (formato PDF)
Wikipedia

Observatório W. M. Keck:
Página oficial
Wikipedia

Observatório Roque de los Muchachos:
Página oficial
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


Esta ilustração compara a Terra com o recém-confirmado mundo "torrado" Kepler-78b. Kepler-78b é cerca de 20% maior que a Terra e 70% mais massivo. Kepler-78b completa uma órbita em torno da sua estrela hospedeira a cada 8,5 horas.
Crédito: David A. Aguilar (CfA)
(clique na imagem para ver versão maior)


Impressão de artista de Kepler-78b que orbita a sua estrela-mãe a cada 8,5 horas.
Crédito: David A. Aguilar (CfA)
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right