LANÇAMENTO DA SONDA INDIANA MOM
5 de Novembro de 2013

A contagem decrescente começou e a emoção cresce em volta da missão MOM (Mars Orbiter Mission) da Índia - que vai realizar um estudo detalhado da atmosfera marciana e é a primeira missão de sempre da nação ao Planeta Vermelho.

De acordo com um comunicado oficial da agência ISRO (Indian Space Research Organization), a contagem de 56 horas e 30 minutos começou anteontem (dia 3) às 06:06 (IST), levando à descolagem Terça-feira, dia 5, a partir da plataforma de lançamento em Srihanikota, na Índia.

A sonda MOM é a primeira de duas novas sondas com destino Marte a partir para o planeta este mês. Do outro lado do mundo, a MAVEN da NASA permanece com lançamento previsto para dia 18 a partir do estado da Flórida. A ISRO irá transmitir o lançamento da MOM em directo - a partir das 14:00 IST (09:00, hora portuguesa).

A MOM vai ser colocada no espaço com a ajuda da versão XL do poderoso e fiável veículo de lançamento de quatro fases PSLV-C25 (Polar Satellite Launch Vehicle), a partir do Centro Espacial SHAR de Satish Dhawan, em Srihairkota, localizado na costa leste da Índia, na região de Andhra Pradesh.

O veículo PSLV de 44 metros vai colocar a MOM numa órbita inicialmente terrestre e elíptica de 248 km até 23.500 km. Uma série de seis ignições vai eventualmente enviar a MOM numa trajectória até Marte por volta de 1 Dezembro.

Depois de uma fase interplanetária de cruzeiro com a duração de 300 dias, a perigosa inserção orbital de 21 de Setembro de 2014 vai colocar a sonda MOM numa órbita elíptica de 366 km até 80.000 km.

A MOM chega quase ao mesmo tempo que a sonda MAVEN da NASA. Vão reforçar significativamente a armada de cinco sondas e rovers operacionais da Terra, actualmente a investigar o Planeta Vermelho. A MAVEN e a MOM vão "trabalhar juntas" para ajudar a resolver os mistérios da atmosfera marciana.

A sonda MOM, com 1350 kg, também conhecida como "Mangalyaan", é criação da agência espacial indiana. A "Mangalyaan" leva a bordo cinco instrumentos científicos, incluindo um gerador de imagens multi-cor e um detector de metano, com o objectivo de estudar a atmosfera, morfologia, mineralogia e características da superfície de Marte. O metano na Terra tem origens biológicas e geológicas. Os instrumentos da MOM são:

• MCM (Mars Color Camera): a câmara de três cores vai capturar imagens do planeta e das suas pequenas luas, Fobos e Deimos;
  • LAP (Lyman Alpha Photometer): este fotómetro mede a abundância de hidrogénio e deutério, com o objectivo de melhor compreender o processo de perda de água do planeta;
  • TIS (Thermal Imaging Spectrometer): este instrumento vai mapear a composição e mineralogia da superfície;
  • MENCA (Mars Exospheric Neutral Composition Analyser): um espectrómetro de massa para analisar a composição atmosférica;
  • MSM (Methane Sensor for Mars): mede traços de potencial metano atmosférico até ao nível ppm.

Embora não existam instrumentos da NASA a bordo da MOM, a agência espacial americana ajuda às comunicações e ao suporte de navegação da MOM pela ISRO através do trio de grandes antenas de rastreamento do DSN (Deep Space Network).

Se tudo correr bem, a Índia tornar-se-á na quarta nação ou entidade da Terra a estudar Marte de perto com sondas, seguindo-se à União Soviética, Estados Unidos e à europeia ESA. A China e o Japão já tentaram alcançar o Planeta Vermelho, infelizmente ambas falharam. Alguns observadores especulam que a missão MOM da Índia vai despoletar uma nova corrida espacial asiática.

A missão "Mangalyaan" de 69 milhões de dólares deverá reunir medições em Marte durante pelo menos seis meses, esperançosamente durante muito mais tempo.