Top thingy left
 
NASA PREPARA-SE PARA LANÇAR A SUA PRIMEIRA MISSÃO DE RECOLHA E ENVIO DE AMOSTRAS DE UM ASTEROIDE
6 de setembro de 2016

 


A OSIRIS-REx vai viajar até ao asteroide próximo da Tera, Bennu, numa missão de recolha e envio de amostras.
Crédito: NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

 

A NASA está a preparar o lançamento da primeira missão a enviar uma amostra de um asteroide para a Terra. A missão irá ajudar os cientistas a investigar como é que os planetas se formam e como a vida começou, bem como melhorar a nossa compreensão dos asteroides que podem colidir com a Terra.

A nave OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer) vai viajar para o asteroide Bennu, perto da Terra, e recolher uma amostra para estudo intensivo. Tem lançamento previsto para as 00:05 de sexta-feira, dia 9 de setembro, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida.

"Esta missão exemplifica a busca da nossa nação em ir corajosamente estudar o nosso Sistema Solar e além, de melhor entender o Universo e o nosso lugar nele," afirma Geoff Yoder, administrador associado do Diretorado de Missões Científicas da agência em Washington. "A ciência da NASA é o maior mecanismo de descoberta científica do planeta e a OSIRIS-REx simboliza o nosso objetivo de inovar, explorar, descobrir e inspirar."

A nave que, totalmente abastecida, pesa 2110 kg, será lançada a bordo de um foguetão Atlas V 411 durante uma janela de lançamento de 34 dias que começará no dia 9, e alcançará o seu alvo em 2018. Após um estudo detalhado do asteroide Bennu, a fim de o caracterizar e de localizar os locais de recolha mais promissores, a OSIRIS-REx irá recolher entre 60 e 2000 gramas de material com o seu braço robótico e enviar a amostra para a Terra através de uma cápsula em 2023.

"O lançamento da OSIRIS-REx é o começo de uma viagem de sete anos para recolher e entregar amostras pristinas do asteroide Bennu," afirma Dante Lauretta, investigador principal da OSIRIS-REx da Universidade do Arizona em Tucson. "A equipa construiu uma nave espacial incrível e estamos tem equipados para investigar o asteroide Bennu com o nosso tesouro científico."

A OSIRIS-REX tem cinco instrumentos para explorar Bennu:

  • OCAMS (OSIRIS-REx Camera Suite) - um sistema que consiste de três câmaras fornecidas pela Universidade do Arizona, em Tucson, que vão observar Bennu e fornecer imagens globais, dos locais de recolha de amostras e testemunhar o evento;
  • OLA (OSIRIS-REx Laser Altimeter) - um instrumento LIDAR (Light Detection and Ranging) fornecido pela Agência Espacial Canadiana que será usado para medir a distância entre a sonda e superfície do asteroide e mapear a sua forma;
  • OTES (OSIRIS-REx Thermal Emission Spectrometer) - um instrumento fornecido pela Universidade Estatal do Arizona em Tempe que irá investigar as abundâncias minerais e fornecer informações de temperatura com observações no espectro infravermelho termal;
  • OVIRS (OSIRIS-REx Visible and Infrared Spectrometer) - um instrumento fornecido pelo Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, desenhado para medir a radiação visível e infravermelha do asteroide Bennu a fim de identificar material mineral e orgânico;
  • REXIS (Regolith X-ray Imaging Spectrometer) - uma experiência de estudante fornecida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e pela Universidade de Harvard em Cambridge, que irá observar o espectro de raios-X a fim de identificar elementos químicos à superfície e suas abundâncias.

Adicionalmente, a nave tem dois sistemas que permitirão a recolha e envio de amostras:

  • TAGSAM (Touch-And-Go Sample Acquisition Mechanism) - um braço robótico articular com uma cabeça de recolha de amostras, fornecido pela LMSS (Lockheed Martin Space Systems) em Denver;
  • SRC (OSIRIS-REx Sample Return Capsule) - uma cápsula com um escudo térmico e para-quedas na qual a nave irá entregar as amostras para a Terra, fornecida pela Lockheed Martin.

"O nosso lançamento é o culminar de uma tremenda quantidade de esforço por uma equipa extremamente dedicada de cientistas, engenheiros, técnicos, pessoal de finanças e de apoio," comenta Mike Donnelly, gerente do projeto OSIRIS-REx em Goddard. "Estou muito orgulhoso desta equipa e estamos ansiosos para dar início à jornada da missão até ao asteroide Bennu e regresso."

 


comments powered by Disqus

 


A OSIRIS-REX em primeiro plano, à espera da encapsulação.
Crédito: NASA/Glenn Benson
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Universidade do Colorado em Boulder
Universidade do Arizona
"Rendezvous" com um asteroide (Universidade do Colorado em Boulder via YouTube)
The Planetary Society
Nature
Science
SPACE.com
Spaceflight Now
PHYSORG
spaceref
POPULAR SCIENCE
Universe Today
SPACE NEWS

OSIRIS-REx:
Página oficial
NASA
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Wikipedia

Asteroide Bennu:
NASA
Wikipedia

 
Top Thingy Right