Top thingy left
 
ENCONTRADO BURACO NEGRO DE MASSA INTERMÉDIA PERTO DO CENTRO GALÁCTICO
5 de março de 2019

 


Impressão de artista de uma nuvem de gás a girar em torno de um buraco negro.
Crédito: NAOJ

 

Os astrónomos detetaram um buraco negro furtivo graças ao modo como afeta uma nuvem de gás interestelar. Este buraco negro de massa intermédia é um dos mais de 100 milhões de buracos negros que se pensa habitarem a nossa Galáxia. Estes resultados fornecem um novo método para encontrar outros buracos negros ocultos e para ajudar a entender o crescimento e a evolução dos buracos negros.

Os buracos negros são objetos com uma gravidade tão forte que tudo, incluindo a luz, é absorvido e nada pode escapar. Dado que os buracos negros não emitem luz, os astrónomos têm que inferir a sua existência a partir dos efeitos que a sua gravidade produz noutros objetos. Os buracos negros têm massas que variam entre 5 vezes a massa do Sol e milhões de vezes a massa do Sol, como é o caso dos buracos negros supermassivos. Os astrónomos pensam que os buracos negros pequenos se fundem e gradualmente se transformam em grandes, mas ninguém ainda tinha encontrado um com massa intermédia, com centenas ou milhares de vezes a massa do Sol.

Uma equipa de investigação liderada por Shunya Takekawa do NAOJ (National Astronomical Observatory of Japan) observou HCN–0.009–0.044, uma nuvem de gás que se move estranhamente perto do centro da Galáxia, a 25.000 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Sagitário. Usaram o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para realizar observações de alta-resolução da nuvem e descobriram que está a girar em redor de um objeto massivo e invisível.

Takekawa explica: "As análises cinemáticas detalhadas revelaram que uma massa enorme, 30.000 vezes maior que a do Sol, estava concentrada numa região muito menor do que o nosso Sistema Solar. Isto e a ausência de qualquer objeto observado naquele local sugere fortemente um buraco negro de massa intermédia. Ao analisarmos outras nuvens anómalas, esperamos expor outros buracos negros silenciosos."

Tomoharu Oka, professor da Universidade Keio e colíder da equipa, acrescenta: "É importante que este buraco negro de massa intermédia tenha sido encontrado a apenas 20 anos-luz do buraco negro supermassivo no Centro Galáctico. No futuro, cairá no buraco negro supermassivo; tal como o gás que atualmente cai sobre ele. Isto suporta o modelo de fusão para o crescimento dos buracos negros."

 


comments powered by Disqus

 

// Observatório ALMA (comunicado de imprensa)
// NAOJ (comunicado de imprensa)
// Observatório Nobeyama (comunicado de imprensa)
// Universidade Keio (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (The Astrophysical Journal Letters)
// Artigo científico (arXiv.org)

Saiba mais

Notícias relacionadas:
PHYSORG
METRO

HCN-0.009-0.044:
Wikipedia

Buracos negros:
Wikipedia
Buraco negro de massa intermédia (Wikipedia)
Buraco negro supermassivo (Wikipedia)

ALMA:
Página principal
ALMA (NRAO)
ALMA (NAOJ)
ALMA (ESO)
Wikipedia

ESO:
Página oficial
Wikipedia

 
Top Thingy Right