Top thingy left
 
"LIBELINHA" DA NASA VAI VOAR POR TITÃ À PROCURA DAS ORIGENS E SINAIS DE VIDA
2 de julho de 2019

 


Esta ilustração mostra o "drone" Dragonfly da NASA aproximando-se de um local de estudo na exótica lua de Saturno, Titã. Tirando vantagem da densa atmosfera e baixa gravidade de Titã, o Dragonfly irá explorar dúzias de locais no mundo gelado, recolhendo amostras e medindo a composição dos materiais orgânicos superficiais de Titã a fim de caracterizar a habitabilidade do ambiente de Titã e investigar a progressão da química pré-biótica.
Crédito: NASA/JHU-APL

 

A NASA anunciou que o seu próximo destino no Sistema Solar é o mundo único e ricamente orgânico, Titã. Avançando a busca da agência espacial pelos blocos de construção da vida, a missão Dragonfly voará para recolher amostras e examinar locais na lua gelada de Saturno.

A missão Dragonfly será lançada em 2026 e chegará em 2034. O veículo aéreo voará até dúzias de locais promissores em Titã, em busca de processos químicas pré-bióticos comuns em Titã e na Terra. A "libelinha" vai ser o primeiro veículo científico multi-rotor da NASA noutro planeta; tem oito rotores e voa como um "drone" grande. Vai aproveitar a atmosfera densa de Titã - quatro vezes mais densa do que a da Terra - para se tornar no primeiro veículo a transportar, via aérea, toda a sua carga científica para novos locais para acesso repetido e direcionado a materiais de superfície.

A lua Titã é análoga da Terra primitiva e pode fornecer pistas de como a vida pode ter surgido no nosso planeta. Durante a sua missão de 2,7 anos, o Dragonfly explorará ambientes diversos, desde dunas orgânicas até ao chão de uma cratera de impacto onde a água líquida e os materiais orgânicos complexos, essenciais à vida, já existiram juntos, possivelmente durante milhares de anos. Os seus instrumentos irão estudar até onde a química pré-biótica pode ter progredido. Também investigarão as propriedades atmosféricas e superficiais da lua e os seus reservatórios líquidos. Além disso, os instrumentos vão procurar evidências químicas de vida passada ou atual.

"Com a missão Dragonfly, a NASA fará mais uma vez o que ninguém mais pode fazer," disse Jim Bridenstine, administrador da NASA. "Visitar este misterioso mundo oceânico pode revolucionar o que sabemos sobre a vida no Universo. Esta missão de ponta seria impensável há apenas alguns anos, mas agora estamos prontos para o fantástico voo do Dragonfly."

O Dragonfly aproveitou 13 anos de dados da Cassini para escolher um período de tempo calmo para pousar, juntamente com um local de aterragem inicial seguro e alvos cientificamente interessantes. Pousará primeiro nos campos de dunas equatoriais "Shangri-La", que são terrestrialmente parecidas com as dunas lineares da Namíbia e fornecem um local de amostragem diversificado. O Dragonfly vai explorar esta região em voos curtos, construindo uma série de voos "saltitantes" mais longos com até 8 quilómetros, parando ao longo do caminho para recolher amostras de áreas atraentes com geografia diversa. Vai finalmente alcançar a cratera de impacto Selk, onde existem evidências de água líquida passada, produtos orgânicos - moléculas complexas que contêm carbono, combinadas com hidrogénio, oxigénio e azoto - e energia que, juntos, formam a receita da vida. O "drone" irá eventualmente percorrer mais de 175 km - quase o dobro da distância percorrida, até hoje, por todos os veículos marcianos combinados.

"Titã é diferente de qualquer outro lugar no Sistema Solar, e o Dragonfly é como nenhuma outra missão," disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para Ciências na sede da agência espacial em Washington. "É incrível pensar neste 'drone' voando quilómetros e quilómetros acima das dunas orgânicas de areia da maior lua de Saturno, explorando os processos que esculpem este ambiente extraordinário. O Dragonfly vai visitar um mundo repleto de uma grande variedade de compostos orgânicos, que são os blocos de construção da vida e que nos podem ensinar mais sobre a origem da própria vida."

Titã tem uma atmosfera baseada em azoto como a Terra. Ao contrário da Terra, Titã tem nuvens e chuva de metano. Outros compostos orgânicos são formados na atmosfera e caem como neve. O clima e os processos de superfície da lua combinaram compostos orgânicos complexos, energia e água de modo semelhante ao que pode ter dado origem à vida no nosso planeta.

Titã é maior que o planeta Mercúrio e é a segunda maior lua do Sistema Solar. Em órbita de Saturno, está a 1,4 mil milhões de quilómetros do Sol, cerca de dez vezes mais distante do que a Terra. Por estar tão longe do Sol, a sua temperatura superficial ronda os -179º C. A sua pressão superficial também é 50% maior que a da Terra.

A missão Dragonfly foi selecionada como parte do programa New Frontiers da NASA, que inclui a missão New Horizons até Plutão e à Cintura de Kuiper, Juno a Júpiter e a OSIRIS-REx até ao asteroide Bennu.

 


comments powered by Disqus

 

// NASA (comunicado de imprensa)
// Animação da sequência de pouso da nova missão Dragonfly da NASA (NASA via YouTube)


Saiba mais

Notícias relacionadas:
MIT Technology Review
Nature
Astronomy
Sky & Telescope
Smithsonian.com
The Planetary Society
SPACE.com
Universe Today
New Scientist
Space Daily
PHYSORG
Discover
Popular Mechanics
spaceref
Futurism
Forbes
TIME
The New York Times
BBC News
Reuters
CNN
METRO
engadget
Techspot
The Verge
Notícias ao Minuto
TSF
Observador
ZAP.aeiou

Dragonfly:
NASA
Wikipedia

Titã:
Solarviews
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
NASA
Wikipedia

 
Top Thingy Right