ALMA OBSERVA O RESULTADO DE UMA "BATALHA ESTELAR"
7 de fevereiro de 2020

Esta nova imagem ALMA mostra o resultado de uma batalha estelar: um complexo meio de gás que circunda o binário de estrelas HD101584. As cores representam velocidade, desde o azul — gás que se desloca na nossa direção à maior velocidade — até ao vermelho — gás que se afasta de nós à maior velocidade. Os jatos, quase na nossa linha de visão lançam o gás em azul e vermelho. As estrelas no binário estão localizadas num único ponto brilhante no centro da estrutura em forma de anel que se vê a verde, a qual se move à mesma velocidade que o sistema como um todo em longo da linha de visão. Os astrónomos pensam que este anel teve a sua origem no material ejetado quando a estrela de pequena massa do binário espiralou em direção à sua companheira gigante vermelha.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Olofsson et al. Reconhecimento: Robert Cumming

Com o auxílio do ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), do qual o ESO é parceiro, os astrónomos descobriram uma nuvem de gás assaz peculiar que resultou da confrontação entre duas estrelas. Uma das estrelas cresceu tanto que engolfou a outra, a qual, por sua vez, espiralou em direção à sua companheira levando-a a libertar as suas camadas mais exteriores.

Tal como os humanos, as estrelas modificam-se com a idade, acabando por morrer. No caso do Sol e de outras estrelas como a nossa, esta modificação passa por uma fase durante a qual, tendo já queimado todo o hidrogénio existente no seu centro, a estrela aumenta imenso de tamanho transformando-se numa estrela brilhante chamada gigante vermelha. Eventualmente, a estrela moribunda perde as suas camadas mais exteriores, restando no final um núcleo quente e denso ao qual chamamos anã branca.

"O sistema estelar HD101584 é especial no sentido em que o seu 'processo de morte' terminou prematuramente de forma dramática quando uma companheira de pequena massa bastante próxima se viu engolfada pela gigante vermelha," explica Hans Olofsson da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, que liderou um estudo recente sobre este objeto intrigante, publicado na revista da especialidade Astronomy & Astrophysics.

Graças às novas observações obtidas pelo ALMA e complementadas com dados do APEX (Atacama Pathfinder EXperiment), operado pelo ESO, Olofsson e a sua equipa sabem agora que o que aconteceu ao sistema estelar duplo HD101584 se assemelhou a uma batalha estelar. Quando a estrela principal se transformou numa gigante vermelha, cresceu tanto que acabou por engolir a sua parceira de pequena massa. Como resultado, a estrela mais pequena espiralou em direção ao núcleo da gigante e, apesar de não ter colidido com ele, a manobra fez com que a estrela maior explodisse, deixando as suas camadas de gás espalhadas e o seu núcleo exposto.

A equipa diz que a estrutura complexa do gás observada na nebulosa HD101584 se deve a uma estrela mais pequena a espiralar em direção à gigante vermelha, assim como aos jatos que se formaram no processo. Tal como um golpe mortal desferido às camadas de gás já vencidas, estes jatos foram lançados através do material previamente ejetado, dando origem aos anéis de gás e às bolhas brilhantes azuladas e avermelhadas que vemos na nebulosa.

Um dos aspetos positivos duma batalha estelar é que ajuda os astrónomos a compreenderem melhor a evolução final de estrelas como o Sol. "Atualmente, conseguimos descrever os processos de morte comuns a muitas estrelas do tipo do Sol, mas não conseguimos explicar o seu porquê ou exatamente como é que acontecem. HD101584 dá-nos pistas importantes para resolver este mistério, já que se encontra atualmente numa fase curta e transitória entre estádios evolucionários que conhecemos melhor. Com imagens detalhadas do meio que envolve a HD101584, podemos fazer a ligação entre a gigante vermelha que existia anteriormente e o resto estelar em que se transformará brevemente," explica a coautora do artigo científico Sofia Ramstedt da Universidade de Uppsala, na Suécia.

A coautora Elizabeth Humphreys do ESO no Chile destaca que o ALMA e o APEX, localizados no deserto chileno do Atacama, foram cruciais para que a equipa pudesse investigar "tanto a física como a química que se encontram em ação" na nuvem de gás. Humphreys acrescenta: "Esta imagem extraordinária do meio circunstelar de HD101584 não teria sido possível sem a excelente sensibilidade e resolução angular do ALMA."

Apesar dos telescópios atuais permitirem aos astrónomos estudar o gás que rodeia o binário, as duas estrelas no centro da complexa nebulosa encontram-se muito próximas uma da outra e demasiado afastadas de nós para poderem ser separadas. O ELT (Extremely Large Telescope) do ESO, atualmente em construção no deserto chileno do Atacama, "dar-nos-á informação sobre o 'coração' do objeto, permitindo aos astrónomos observar mais de perto o par em luta", conclui Olofsson.

Esta imagem de grande angular mostra a região do céu, na constelação de Centauro, onde se situa HD101584, uma nuvem de gás que circunda o binário de estrelas recentemente estudado com o auxílio do ALMA e do APEX. Esta imagem foi criada a partir de dados do Digitized Sky Survey 2.
Crédito: ESO/Digitized Sky Survey 2. Reconhecimento: Davide De Martin