Top thingy left
 
ROVER PERSEVERANCE DA NASA OBTÉM PRIMEIRA AMOSTRA MARCIANA
7 de setembro de 2021

 


O buraco feito pela broca do Perseverance durante a sua segunda tentativa de recolha de amostras. Esta imagem foi obtida dia 1 de setembro por uma das câmaras de navegação do rover.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

 

Dados recebidos ao longo dos últimos dias, enviados pelo rover Perseverance da NASA, indicam que a equipa atingiu o seu objetivo de extrair com sucesso uma amostra marciana. As imagens iniciais, transmitidas após o evento histórico de dia 1 de setembro, mostram uma amostra intacta presente no tubo após a recolha. As imagens obtidas após o braço completar a aquisição da amostra foram inconclusivas devido às más condições de luz solar. Outro conjunto de imagens, com melhor iluminação, foram capturadas antes que o processamento da amostra continuasse.

A obtenção de imagens adicionais antes de prosseguir com o encerramento e armazenamento da amostra de rocha de Marte foi uma etapa extra que a equipa optou por incluir com base na sua experiência com a tentativa de recolha de amostras de dia 5 de agosto. A equipa da missão Perseverance estava confiante de que a amostra estava no tubo e as imagens em ótimas condições de iluminação confirmaram a sua presença.

O Sistema de Amostragem e Armazenamento do Perseverance usa uma broca percussiva e giratória e outra broca oca na extremidade do seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras ligeiramente mais grossas do que um lápis. Dentro da segunda broca está um tubo de amostragem. Após concluir a amostragem, o Perseverance manobrou-a para que o instrumento Mastcam-Z do rover tirasse fotografias. O alvo da recolha de amostras foi uma rocha do tamanho de uma mala porta-documentos pertencente a uma linha de cume que tem mais de 900 metros de comprimento e que contém afloramentos rochosos e pedregulhos.

O conjunto inicial de imagens pela Mastcam-Z mostrou uma amostra de rocha no tubo de amostras. Após obter estas imagens, o rover começou um procedimento chamado "percussão para ingerir", que vibra a broca e o tubo por um segundo, cinco vezes separadas. O movimento está desenhado para limpar o "lábio" do tubo de amostras de qualquer material residual. A ação também pode fazer com que partes da amostra deslizem mais para dentro do tubo. Após o rover ter terminado este procedimento de percussão para ingerir, obteve um segundo conjunto de imagens da Mastcam-Z. Nestas, a iluminação era pobre e as porções internas da amostra não eram visíveis.

"O projeto conseguiu obter a sua primeira amostra marciana, e isso é um feito fenomenal," disse Jennifer Trospter, gestora do projeto no JPL da NASA no sul da Califórnia. "A equipa determinou um local e selecionou e amostrou uma rocha viável e cientificamente valiosa. Fizemos o que nos predispusemos a fazer. Resolvemos o pequeno contratempo das condições de iluminação nas imagens e estamos empolgados por haver uma amostra neste tubo."

Os comandos transmitidos dia 2 de setembro resultaram em imagens da amostra e do tubo obtidas dia 3 de setembro, a horas do dia marciano em que o Sol se encontra numa posição mais favorável. Também foram tiradas fotos após o pôr-do-Sol, para diminuir as fontes pontuais de luz, o que pode saturar uma imagem. As fotos foram transmitidas para a Terra dia 4 de setembro.

A amostragem de dia 1 de setembro é a segunda vez que o Perseverance utiliza o seu Sistema de Amostragem e Armazenamento desde que aterrou dia 18 de fevereiro de 2021 na Cratera Jezero.

Mais sobre a missão Perseverance

Um objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é a investigação astrobiológica, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover vai caracterizar a geologia do planeta e o clima passado e será a primeira missão a recolher e a armazenar rochas e rególito marciano, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, vão enviar naves a Marte para recolher estas amostras armazenadas à superfície e trazê-las para a Terra para uma análise mais profunda.

A missão Mars 2020 do rover Perseverance faz parte da abordagem da exploração da Lua e de Marte da NASA, que inclui as missões Artemis à Lua que vão ajudar a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho.

 


comments powered by Disqus

 


Esta imagem obtida pelo rover Perseverance da NASA mostra um tubo com amostras marcianas lá dentro.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS


// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Notícias relacionadas:
SPACE.com
PHYSORG
Wired
BBC News
CNN
The New York Times
Gizmodo

Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Rover Perseverance:
NASA
NASA - 2
Facebook
Twitter
Wikipedia

 
Top Thingy Right