Top thingy left
 
WEBB LANÇADO NO ARIANE 5 PARA DESVENDAR OS SEGREDOS DO UNIVERSO
28 de dezembro de 2021

 


O Telescópio Espacial James Webb foi lançado num foguetão Ariane 5 do porto espacial europeu na Guiana Francesa, às 12:20 (hora portuguesa) do dia 25 de dezembro, partindo para a sua emocionante missão de desvendar os segredos do Universo.
Crédito: ESA/CNES/Arianespace

 

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado num foguetão Ariane 5 do porto espacial europeu na Guiana Francesa, às 12:20 (hora portuguesa) do dia 25 de dezembro, partindo para a sua emocionante missão de desvendar os segredos do Universo.

Após o lançamento e separação do foguetão, o centro de operações da missão do Webb em Baltimore, EUA, confirmou que o Webb ativou os seus painéis solares e está em boas condições, confirmando o sucesso do lançamento.

No próximo mês, o Webb, uma parceria internacional entre a NASA, a ESA e a Agência Espacial Canadiana (CSA), viajará até ao seu destino: o segundo ponto de Lagrange (L2), onde estudará o Universo no infravermelho.

"O lançamento do Webb é uma grande homenagem à colaboração internacional que tornou possível esta missão de última geração. Gostaria de agradecer a todos os que estiveram envolvidos no design, construção e lançamento deste ambicioso telescópio, por tornarem este dia uma realidade. Estamos quase a receber a nova visão do Universo do Webb e as emocionantes descobertas científicas que ele fará", afirmou Josef Aschbacher, Diretor Geral da ESA.

"O Telescópio Espacial James Webb representa a ambição que a NASA e os nossos parceiros mantêm para nos impulsionar para o futuro", afirmou o administrador da NASA Bill Nelson. "A promessa do Webb não é o que sabemos que iremos descobrir; é o que ainda não percebemos ou ainda não conseguimos compreender sobre o nosso Universo. Mal posso esperar para ver o que vai descobrir!"

"A CSA orgulha-se de ter contribuído com instrumentos essenciais para esta parceria internacional de grande escala, que é parte do esforço global para impulsionar o próximo grande salto científico. Os astrónomos canadianos estão entusiasmados com a utilização dos dados do Webb e por poderem beneficiar das tremendas oportunidades científicas oferecidas por este observatório único", afirmou a presidente da CSA, Lisa Campbell.

 

A jornada do Webb até ao espaço

O observatório Webb teve de ser cuidadosamente inserido na carenagem especialmente adaptada do Ariane 5 para lançamento, que foi lançada cerca de três minutos após a decolagem. O Ariane 5 começou então uma manobra especial para proteger o Webb da radiação solar. Decorridos 27 minutos, o telescópio foi libertado e a parte superior impulsionada para longe.

"Estou muito feliz e orgulhoso que a versatilidade e fiabilidade do Ariane 5 tenham permitido o lançamento de uma missão tão inovadora. Este é um tributo à competência e dedicação de todas as equipas envolvidas," afirmou Daniel Neuenschwander, Diretor de Transporte Espacial da ESA.

A rede de estações terrestres ESTRACK da ESA desempenhou um papel fundamental no rastreamento do Ariane 5 e do Webb desde a decolagem até à separação.

Agora no espaço e a caminho do L2, o Webb passará por uma complexa sequência de desdobramentos. Nos meses seguintes, os instrumentos serão ligados e as suas capacidades testadas. Depois de meio ano no espaço, o Webb iniciará as suas observações científicas de rotina.

Ver mais além

O Webb verá muito para lá das nossas origens: das primeiras galáxias do Universo, ao nascimento de estrelas e planetas, aos exoplanetas com potencial para a vida e o nosso próprio Sistema Solar.

"O Webb começou por ser uma ideia de astrónomos que sonhavam com observar o nascimento das primeiras galáxias no início do Universo, mas o telescópio conseguirá fazer muito mais do que alguém jamais esperou", afirma Günther Hasinger, Diretor de Ciência da ESA.

A ESA contribuiu para dois dos quatro instrumentos científicos a bordo do Webb: NIRSpec and MIRI. "Foi graças à excelência da indústria europeia e da comunidade científica que foi possível o desenvolvimento destes instrumentos complexos," acrescenta Günther.

"Agora, estamos ansiosos pelas belas imagens e espectros que o Webb obterá. A comunidade astronómica europeia está entusiasmada para ver os resultados dos 33% de tempo de observação disponível no primeiro ano do Webb, que ganharam de forma competitiva," refere Antonella Nota, Cientista do Projeto ESA Webb.

 

comments powered by Disqus

 


A viagem do JWST desde o lançamento até ao ponto L2 Sol-Terra será preenchida com um fluxo constante de procedimentos, desde o desenrolar do escudo solar (começando 3 dias após o lançamento) até ao desdobrar do espelho telescópio (13 dias após o lançamento).
Crédito: AURA / S. Lifson; NASA e Centro de Voo Espacial Goddard


// NASA (comunicado de imprensa)
// ESA (comunicado de imprensa)
// CSA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão do JWST pelo CCVAlg - Astronomia:
24/12/2021 - Estamos a meras horas do lançamento do James Webb, o telescópio espacial que não pode falhar
02/11/2021 - JWST vai unir forças com o EHT para revelar o buraco negro supermassivo da Via Láctea
01/10/2021 - Investigando o potecial para vida em torno das estrelas mais pequenas da Galáxia
11/02/2020 - JWST vai procurar atmosferas em exoplanetas potencialmente habitáveis
31/01/2020 - Telescópio Webb vai continuar o legado do Spitzer
03/01/2020 - Telescópio Webb vai procurar anãs castanhas e planetas "fugitivos"
27/08/2019 - Onde nascem as novas estrelas? O Telescópio Webb vai investigar
25/06/2019 - Telescópio Webb vai estudar Saturno e a sua lua Titã
13/03/2018 - Telescópio Webb da NASA vai procurar água interestelar
25/08/2017 - Telescópio Webb irá estudar os "mundos oceânicos" do Sistema Solar
27/04/2010 - Seguindo as pegadas do Hubble: maiores e melhores telescópios espaciais

Notícias relacionadas:
Sky & Telescope
SPACE.com
Universe Today
PHYSORG
New Scientist
science alert
ZME science
euronews
RTP Notícias
SIC Notícias
CNN Portugal
Público
Correio da Manhã
Rádio Renascença
TSF
Observador
SAPO

JWST (Telescópio Espacial James Webb):
NASA
STScI
STScI (website para o público)
ESA
Wikipedia
Facebook
Twitter
Instagram
Blog do JWST (NASA)
Onde está o Webb? (NASA)

 
Top Thingy Right