TESS ATINGE OS 5000 CANDIDATOS A EXOPLANETA
25 de janeiro de 2022

Um mapa do céu está agora "lotado" com mais de 5000 candidatos a exoplaneta da missão TESS da NASA. O Gabinete de Ciência TESS no MIT lançou o lote mais recente de TOIs (grandes pontos laranja no mapa) no dia 21 de dezembro, impulsionando o catálogo para este marco de 5000. Crédito: NASA/MIT/TESS

O catálogo de candidatos a exoplaneta, descobertos com o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA, passou recentemente os 5000 TOIs (TESS Objects of Interest).

O catálogo tem vindo a crescer constantemente desde o início da missão em 2018, e o lote de TOIs que impulsionaram o catálogo para mais de 5000 vem na sua maioria do levantamento FSS (Faint Star Search) liderado pela pós-doutorada Michelle Kunimoto do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Kunimoto reflete: "Por esta altura, no ano passado, o TESS tinha apenas encontrado pouco mais de 2400 TOIs. Hoje, o TESS atingiu mais do dobro desse número - uma enorme prova da eficácia da missão e de todas as equipas que vasculham os dados em busca de novos exoplanetas. Estou entusiasmada por ver milhares mais nos anos que vindouros!"

Agora na sua missão estendida, o TESS está a observar o hemisfério norte e o plano da eclíptica, incluindo regiões do céu anteriormente observadas pelas missões Kepler e K2. Os TOIs acrescentados no final de dezembro são do terceiro ano da missão do TESS, que decorreu de julho de 2020 a junho de 2021. O TESS reobservou o céu visível no hemisfério sul da Terra, revisitando estrelas que tinha observado pela primeira vez no início da missão, em 2018.

Katharine Hesse, gerente TOI, comenta: "Com dados do primeiro ano da missão estendida, encontrámos dezenas de candidatos adicionais a TOIs além daqueles encontrados durante a missão principal. Estou entusiasmada por ver quantos sistemas multiplanetários podemos encontrar durante o resto da missão alargada e nos próximos anos com o TESS". Extensões planeadas da missão TESS até 2025 e mais além deverão revelar muitos mais candidatos a novos exoplanetas.

A descoberta de mais candidatos a exoplaneta e a sua adição ao Catálogo TOI é o primeiro passo. Nos próximos meses, astrónomos de todo o mundo vão estudar cada um destes TOIs para confirmar se são planetas reais, e o catálogo de exoplanetas confirmados da missão TESS (176 desde 10 de janeiro) vai continuar a crescer.

// MIT (comunicado de imprensa)