ENCONTRADOS, NAS AMOSTRAS DO ASTEROIDE RYUGU, GRÃOS DE POEIRA MAIS ANTIGOS DO QUE O NOSSO SOL
30 de agosto de 2022

À esquerda está uma imagem de uma partícula de Ryugu prensada numa folha de ouro, na qual foram detetados dois grãos pré-solares de carbeto de silício, como indicado pelas setas brancas nas imagens do centro e à esquerda.
Crédito: Barosch et al., 2022

De acordo com um novo trabalho de uma equipa do Instituto Carnegie, grãos microscópicos de material anterior ao nascimento do nosso Sol foram encontrados em amostras trazidas do asteroide Ryugu pela missão Hayabusa2. O trabalho foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

Com o nome de um conto japonês, Ryugu é um NEO (near-Earth object), um objeto próximo da Terra em forma de pião que orbita o Sol de 16 em 16 meses. A Hayabusa2 foi a primeira missão a trazer de volta à Terra material de um asteroide primitivo, fornecendo uma visão única sobre a composição química dos blocos de construção a partir dos quais o nosso Sistema Solar foi formado.

"Diferentes tipos de grãos pré-solares são originários de diferentes tipos de estrelas e processos estelares, que podemos identificar a partir das suas assinaturas isotópicas", explicou Jens Barosch, autor principal do artigo científico. Os isótopos são versões de elementos com o mesmo número de protões, mas um número diferente de neutrões.

Ele acrescentou: "A oportunidade de identificar e estudar estes grãos no laboratório pode ajudar-nos a compreender os fenómenos astrofísicos que moldaram o nosso Sistema Solar, bem como outros objetos cósmicos".

Cada geração de estrelas semeia a matéria-prima da qual nasce a geração seguinte. Tal como uma fénix que se ergue das cinzas, o nosso Sol teve origem há mais de 4,5 mil milhões de anos, quando uma explosão de supernova lançou material numa nuvem preexistente de gás e poeira, fazendo com que colapsasse sob si própria. Os remanescentes deste processo formaram um disco giratório de material em torno do Sol bebé, do qual os planetas e outros objetos se coalesceram - incluindo os corpos parentes que acabaram por colidir uns com os outros e se fragmentaram para formar asteroides e meteoritos.

As amostras da sonda Hayabusa2 permitem aos cientistas sondar a composição de Ryugu com sofisticados instrumentos microanalíticos e compará-la com material encontrado em meteoritos primitivos chamados condritos carbonáceos que se despenharam na Terra.

A equipa detetou todos os tipos de grãos pré-solares anteriormente conhecidos - incluindo uma supressa, um silicato que é facilmente destruído pelo processamento químico que se espera que tenha ocorrido no corpo parental do asteroide. Foi encontrado num fragmento menos quimicamente alterado que provavelmente o protegia de tal atividade.

"As composições e abundâncias dos grãos pré-solares que encontrámos nas amostras Ryugu são semelhantes às que encontrámos anteriormente nos condritos carbonáceos", explicou o coautor Larry Nittler, que empreendeu este trabalho em Carnegie, mas que se mudou recentemente para a Universidade Estatal do Arizona. "Isto dá-nos uma imagem mais completa dos processos formativos do nosso Sistema Solar que podem informar modelos e experiências futuras utilizando amostras da Hayabusa2, assim como outros meteoritos".

Jens Barosch e Larry Nittler analisando a amostra de Ryugu no campus do Laboratório da Terra e dos Planetas de Carnegie em Washington, D.C.
Crédito: Katy Cain/Instituto Carnegie para Ciência