NOVOS MINERAIS DESCOBERTOS EM METEORITO MASSIVO PODEM REVELAR PISTAS DA FORMAÇÃO DO SEU ASTEROIDE
6 de dezembro de 2022

Uma "fatia" do meteorito El Ali, agora armazenado na Coleção de Meteoritos da Universidade de Alberta, que contém dois minerais nunca antes vistos na Terra.
Crédito: Universidade de Alberta

Uma equipa de investigadores descobriu pelo menos dois novos minerais que nunca tinham sido vistos na Terra num meteorito de 15 toneladas encontrado na Somália - o nono maior meteorito jamais encontrado.

"Sempre que se encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas, a química da rocha, era diferente de tudo o que foi encontrado antes", diz Chris Herd, professor no Departamento de Ciências da Terra e da Atmosfera e curador da Coleção de Meteoritos da Universidade de Alberta. "É isso que torna isto excitante: neste meteorito em particular temos dois minerais oficialmente descritos que são novos para a ciência".

Os dois minerais encontrados provêm de uma "fatia" com 70 gramas que foi enviada para a Universidade de Alberta para classificação, e já parece haver um potencial terceiro mineral em consideração. Herd realça que se os investigadores obtiverem mais amostras do enorme meteorito, há uma hipótese de que ainda mais possam ser encontrados.

Os dois minerais recentemente descobertos foram denominados elaliite e elkinstantonite. O nome do primeiro vem do próprio meteorito, apelidado meteorito "El Ali" porque foi encontrado perto da cidade de El Ali, na região de Hiraan, na Somália. O nome do segundo mineral honra Lindy Elkins-Tanton, vice-presidente da Iniciativa Interplanetária da Universidade Estatal do Arizona, professora na Escola de Exploração da Terra e do Espaço da mesma universidade e investigadora principal da futura missão Psyche da NASA.

"Lindy tem trabalhado muito na formação dos núcleos dos planetas, como se formam estes núcleos de níquel e ferro, e o análogo mais próximo que temos são os meteoritos ferrosos. Portanto, fazia sentido dar o seu nome a um mineral e reconhecer as suas contribuições para a ciência", explica Herd.

Em colaboração com investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Herd classificou o meteorito El Ali como "ferroso, do grupo IAB", um dos mais de 350 nessa categoria em particular.

Enquanto Herd analisava o meteorito para o classificar, ele viu algo que chamou a sua atenção. Pediu ajuda a Andrew Locock, chefe do Laboratório de Microssondas Eletrónicas da Universidade de Alberta, que esteve envolvido noutras novas descrições minerais, incluindo Heamanite-(Ce).

"Logo no primeiro dia em que fez algumas análises, disse, 'Tens aqui pelo menos dois novos minerais'", comenta Herd. "Ffoi fenomenal. Na maior parte do tempo é preciso muito mais trabalho do que isso para dizer que há um novo mineral".

A rápida identificação de Locock foi possível porque os dois minerais já tinham sido criados sinteticamente, pelo que ele conseguiu fazer corresponder a composição dos minerais naturais com os seus homólogos de origem artificial.

Os investigadores continuam a examinar os minerais para determinar o que nos podem mais dizer sobre as condições no meteorito quando este se formou.

"Essa é a minha especialidade - a forma como descobrimos os processos geológicos e a história geológica do asteroide do qual esta rocha já fez parte", diz Herd. "Nunca pensei estar envolvido na descrição de novos minerais apenas em virtude de trabalhar num meteorito".

Herd também realça que quaisquer novas descobertas minerais podem eventualmente ter excitantes utilizações no futuro.

"Sempre que há um novo material que é conhecido, os cientistas também ficam interessados devido às potenciais utilizações numa vasta gama de coisas para a sociedade".

Embora o futuro do meteorito continue incerto, Herd diz que os investigadores receberam a notícia de que parece ter sido transferido para a China em busca de um potencial comprador. Resta saber se estarão disponíveis amostras adicionais para fins científicos.

// Universidade de Alberta (comunicado de imprensa)