Top thingy left
 
WEBB OBSERVA NUVENS NA LUA DE SATURNO, TITÃ
6 de dezembro de 2022

 


Imagens lado a lado da lua de Saturno, Titã, capturadas pelo NIRCam do Webb a 4 de novembro de 2022, que mostram nuvens e outras características. A imagem da esquerda tem vários tons de vermelho. A imagem da direita tem vários tons de branco, azul e castanho. Pode consultar aqui a versão legendada.
Crédito: NASA, ESA, CSA, A. Pagan (STScI), equipa Titan GTO do JWST

 

Estas são imagens da lua de Saturno, Titã, capturadas pelo instrumento NIRCam do Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA no dia 4 de novembro de 2022. A imagem à esquerda utiliza um filtro sensível à atmosfera inferior de Titã. As manchas brilhantes são nuvens proeminentes no hemisfério norte. A imagem à direita é uma composição a cores.

Titã é a única lua no Sistema Solar com uma atmosfera densa e é também o único corpo planetário além da Terra que atualmente tem rios, lagos e mares. Porém, ao contrário da Terra, o líquido à superfície de Titã é composto por hidrocarbonetos, incluindo metano e etano, não água. A sua atmosfera tem uma névoa espessa que obscurece a luz visível que é refletida da superfície.

Os cientistas esperaram anos para utilizar a visão infravermelha do Webb e assim estudar a atmosfera de Titã, incluindo os seus fascinantes padrões meteorológicos e composição gasosa, e também ver através da névoa para estudar as características do albedo (manchas brilhantes e escuras) à superfície. Esperam-se mais dados do NIRCam e do NIRSpec, bem como os primeiros dados do MIRI (Mid-Infrared Instrument) do Webb em maio ou junho de 2023. Os dados do MIRI vão revelar uma parte ainda maior do espectro de Titã, incluindo alguns comprimentos de onda nunca antes vistos. Isto dará aos cientistas informações sobre os complexos gases na atmosfera de Titã, bem como pistas cruciais para decifrar a razão pela qual Titã é a única lua do Sistema Solar com uma atmosfera densa.

 

 

// ESA (comunicado de imprensa)
// NASA (blog)

Saiba mais

Titã:
NASA
Solarviews
Wikipedia

Saturno:
NASA
The Nine Planets
Solarviews
Wikipedia

JWST (Telescópio Espacial James Webb):
NASA
STScI
STScI (website para o público)
ESA
ESA/Webb
Wikipedia
Facebook
Twitter
Instagram
Blog do JWST (NASA)
Programas GO do Webb (STScI)
NIRISS (NASA)
NIRCam (NASA)
MIRI (NASA)
NIRSpec (NASA)

 
Top Thingy Right