Top thingy left
 
Antigos lagos revelam uma história da água em Marte
3 de janeiro de 2023
 

Um vale de entrada de água (característica sinuosa à direita), um leque de sedimentos e os próprios sedimentos em camadas dentro de um paleolago recentemente identificado (à esquerda) na região Arabia Terra de Marte, visíveis nesta imagem obtida pela HiRISE a bordo da sonda MRO.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona
 
     
 
 
 

O hemisfério norte de Marte está dividido em duas áreas amplamente distintas: as planícies mais para norte e as terras altas para sul. A região de Arabia Terra situa-se ao longo da transição entre estas duas regiões e pensa-se que contém algumas das rochas mais antigas do planeta, com mais de 3,7 mil milhões de anos.

Entre as crateras nas terras altas abundam vales e paleolagos, expondo evidências sedimentares e geomorfológicas de água líquida. No entanto, foram identificados em Arabia Terra relativamente poucos paleolagos. Dickeson et al. utilizaram imagens e dados dos instrumentos CTX (Context Camera) e HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) da sonda Mars Reconnaissance Orbiter e do THEMIS (Thermal Emission Imaging System) da Mars Odyssey para estudar em detalhe uma área com cerca de 22.000 quilómetros quadrados de Arabia Terra. A partir destas imagens, a equipa criou mapas de alta resolução e modelos de elevação digitais para estudar a geomorfologia da área, o que lhes permitiu identificar a descrever sete novos paleolagos na região.

Os investigadores concentraram-se em características dos paleolagos como os níveis, as bacias de drenagem, leques e canais. Descobriram que as formas dos lagos eram irregulares em comparação com os lagos de forma circular encontrados nas crateras das terras altas. Havia evidências de fluxos superficiais de água que enchiam os lagos, bem como de canais que os drenavam, formando uma cadeia de lagos em cascata. A equipa também observou múltiplos níveis passados de água dentro de cada um dos paleolagos, indicando que os lagos persistiram durante longos períodos de tempo durante o Noachiano, em vez de se formarem e desaparecerem rapidamente.

Para manter o abastecimento e a drenagem dos lagos, a água líquida deve ter sido comum, com fluxos estáveis no sistema lacustre a partir da precipitação e de águas subterrâneas, concluíram os investigadores. O ambiente potencialmente habitável no passado distante de Marte, indicado por estes paleolagos, fornece um local ideal para futuros estudos astrobiológicos e paleoclimáticos.

// Eos (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (Journal of Geophysical Research: Planets)

 


Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia
Arabia Terra (Wikipedia)
Água em Marte (Wikipedia)

Paleolago:
Wikipedia

MRO (Mars Reconnaissance Orbiter):
NASA 
JPL 
Wikipedia

Mars Odyssey:
NASA
Wikipedia

 
   
 
 
 
Top Thingy Right