Top thingy left
 
CIENTISTAS ENCONTRAM EVIDÊNCIAS DE QUE VÉNUS TEM VULCÕES ATIVOS
7 de janeiro de 2020

 


Esta figura mostra o pico vulcânico Idunn Mons (a 46º S, 214,5º E) na área de Imdr Regio de Vénus. A sobreposição colorida mostra os padrões de calor derivados dos dados de brilho da superfície recolhidos pelo instrumento VIRTIS (Visible and Infrared Thermal Imaging Spectrometer) a bordo da sonda Venus Express da ESA.
Crédito: NASA

 

Uma nova investigação liderada pela USRA (Universities Space Research Association) e publicada na revista Science Advances mostra que os fluxos de lava em Vénus podem ter apenas alguns anos, sugerindo que Vénus pode ainda hoje ser vulcanicamente ativo - tornando-o o único planeta no nosso Sistema Solar, além da Terra, com erupções recentes.

"Se Vénus ainda for realmente ativo, será um ótimo lugar para visitar a fim de melhor entender o interior dos planetas," diz o Dr. Justin Filiberto, autor principal do estudo e cientista do LPI (Lunar and Planetary Institute) da USRA. "Por exemplo, poderíamos estudar como os planetas arrefecem e porque é que a Terra e Vénus têm vulcanismo ativo, mas Marte não. As missões futuras devem conseguir ver estes fluxos e mudanças à superfície e fornecer evidências concretas da sua atividade."

As imagens de radar da sonda Magellan da NASA, no início da década de 1990, revelaram que Vénus, o nosso planeta vizinho, é um mundo de vulcões e extensos fluxos de lava. Na década de 2000, o orbitador Venus Express da ESA lançou nova luz sobre o vulcanismo de Vénus, medindo a quantidade de radiação infravermelha emitida por parte da superfície de Vénus (durante a noite). Estes novos dados permitiram que os cientistas identificassem fluxos de lava "fresca" vs. fluxos de lava alterados à superfície de Vénus. No entanto, até recentemente, as idades das erupções de lava e dos vulcões em Vénus não eram bem conhecidas porque o ritmo de alteração da lava "fresca" não estava bem determinado.

O Dr. Filiberto e colegas recriaram a atmosfera cáustica e quente de Vénus em laboratório para investigar como os minerais venusianos observados reagem e mudam com o tempo. Os seus resultados experimentais mostraram que um mineral abundante no basalto - olivina - reage rapidamente com a atmosfera e em poucas semanas fica revestido com minerais de óxido de ferro - magnetite e hematite. Eles descobriram ainda que as observações desta mudança mineralógica, pela Venus Express, levariam apenas alguns anos a ocorrer. Assim sendo, os novos resultados de Filiberto e coautores sugerem que estes fluxos de lava em Vénus são muito jovens, o que implicaria que Vénus tem realmente vulcões ativos.

 


comments powered by Disqus

 

// USRA (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (Science Advances)

Saiba mais

Notícias relacionadas:
SPACE.com
Universe Today
PHYSORG
Popular Mechanics

Vénus:
CCVAlg - Astronomia 
Wikipedia

Sonda Magalhães:
NASA
Wikipedia

Venus Express:
ESA 
NASA
Wikipedia

 
Top Thingy Right