Top thingy left
 
MESMO A TEMPO DO NATAL: JÚPITER E SATURNO VÃO PARECER UM PLANETA DUPLO PELA PRIMEIRA VEZ DESDE A IDADE MÉDIA
24 de novembro de 2020

 


Animação que mostra os planetas Júpiter e Saturno a aproximarem-se um do outro. Cada "frame" corresponde a um dia, entre 6 de dezembro e 31 de dezembro. O pico da conjunção ocorre na noite de 21 de dezembro. Dia 17 a Lua passa a menos de 8º do par planetário, sendo também uma boa oportunidade para astrofotografia.
Crédito: Miguel Montes, Starry Night Pro Plus

 

Logo após o pôr-do-Sol, na noite de 21 de dezembro, Júpiter e Saturno aparecerão mais próximos no céu noturno da Terra do que desde a Idade Média, fornecendo às pessoas de todo o mundo um espetáculo celeste para celebrar o solstício de inverno.

Os alinhamentos entre estes dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada mais ou menos 20 anos, mas esta conjunção é excecionalmente rara devido à pequena distância que separa os astros. Teríamos que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento ainda mais íntimo entre estes objetos visíveis no céu noturno.

Júpiter e Saturno têm vindo a aproximar-se um do outro a partir do ponto de vista do céu da Terra desde o verão. De 16 a 25 de dezembro, os dois estarão separados por menos do que o diâmetro de uma Lua Cheia.

Na noite da maior aproximação, 21 de dezembro, parecerão à vista desarmada um planeta duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da Lua Cheia. Para a maioria dos observadores com telescópios, naquela noite cada planeta e várias das suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de visão.

Embora as melhores condições de observação sejam próximo do equador, o evento será observável em qualquer lugar da Terra, caso a meteorologia o permita. A dupla planetária aparecerá baixa no céu a oeste cerca de uma hora depois do pôr-do-Sol a cada noite.

Quanto mais para norte estiver o observador, menos tempo terá para ter um vislumbre da conjunção antes que os planetas se desloquem para trás do horizonte. Felizmente, os planetas serão brilhantes o suficiente para serem observados ao crepúsculo.

Para Faro, por exemplo, a conjunção estará apenas 13º acima do horizonte aproximadamente uma hora depois do pôr-do-Sol (pelas 18:15). Será possível observá-los caso o tempo o permita e caso tenha uma vista desimpedida do horizonte a sudoeste.

Aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão próximos um do outro novamente, mas mais altos no céu, terão que aguardar até ao dia 15 de março de 2080. Depois dessa data, o par só fará uma aparição idêntica algum tempo depois do ano 2400.

 


comments powered by Disqus

 


O aspeto da conjunção de Júpiter e Saturno através de um telescópio de 8 polegadas com uma lente de 25mm.
Crédito: Miguel Montes, Starry Night Pro Plus


Saiba mais

Conjunção:
Wikipedia

Júpiter:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

 

 
Top Thingy Right