Top thingy left
 
PROGRAMA ARTEMIS: LANÇAMENTO DO SLS; NAVE ESPACIAL ORION A CAMINHO DA LUA
18 de novembro de 2022

 


O foguetão SLS (Space Launch System) da NASA, transportando a nave espacial Orion, foi lançado no teste de voo Artemis I, quarta-feira, 16 de novembro de 2022, a partir da plataforma de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A missão Artemis I da NASA é o primeiro teste de voo integrado dos sistemas de exploração de espaço profundo da agência: a nave espacial Orion, o foguetão SLS e os sistemas terrestres.
Crédito: NASA/Bill Ingalls

 

Após um lançamento bem-sucedido do SLS (Space Launch System) da NASA, o foguetão mais poderoso do mundo, a nave espacial Orion da agência está a caminho da Lua como parte do programa Artemis. Sem tripulação, o SLS descolou no seu primeiro teste de voo às 06:47 (hora portuguesa) da manhã de quarta-feira passada a partir da plataforma de lançamento 39B do Centro de Voo Espacial Kennedy da NASA no estado norte-americano da Flórida.

O lançamento é a primeira etapa de uma missão na qual a Orion vai viajar aproximadamente 64.000 quilómetros para lá da Lua e regressar à Terra ao longo de 25,5 dias. Conhecida como Artemis I, a missão é uma parte crítica da abordagem de exploração da Lua e de Marte pela NASA. É um teste importante para a agência antes de transportar astronautas na missão Artemis II.

"Que visão incrível ver o foguetão SLS da NASA e a nave Orion lançarem juntos pela primeira vez. Este teste de voo não tripulado vai empurrar a Orion até aos limites dos rigores do espaço profundo, ajudando-nos a preparar para a exploração humana da Lua e, em última instância, de Marte", disse o Administrador da NASA, Bill Nelson.

Depois de atingir a sua órbita inicial, a Orion abriu os seus painéis solares e os engenheiros começaram a fazer testes dos sistemas da nave espacial. Após cerca de 1,5 horas de voo, o estágio superior do foguetão disparou com sucesso aproximadamente 18 minutos para dar à Orion o grande impulso necessário para a enviar para fora da órbita da Terra e em direção à Lua.

A Orion separou-se do seu estágio superior e dirige-se para a Lua graças ao módulo de serviço, que é o propulsor central fornecido pela ESA através de uma colaboração internacional.

"Foi preciso muito para chegar até aqui, mas a Orion está agora a caminho da Lua", disse Jim Free, administrador adjunto associado da NASA. "Este lançamento bem-sucedido significa que a NASA e os nossos parceiros estão num percurso para explorar mais longe no espaço do que nunca, em benefício da humanidade".

Nas horas seguintes, uma série de 10 pequenas investigações científicas e demonstrações tecnológicas, denominadas CubeSats, foram lançados a partir de um anel que ligava o estágio superior do foguetão à nave. Cada CubeSat tem a sua própria missão com o potencial de preencher lacunas no nosso conhecimento do Sistema Solar ou demonstrar tecnologias que possam beneficiar o desenvolvimento de futuras missões para explorar a Lua e para lá dela.

O módulo de serviço Orion também realizou o primeiro de uma série de queimas de combustível para manter a nave na rota para a Lua. Nos dias que se seguem, os controladores da missão no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston vão realizar testes adicionais e correções de rota, conforme necessário. A Orion deverá passar pela Lua no dia 21 de novembro, realizando uma aproximação próxima da superfície lunar a caminho de uma órbita retrógrada distante, uma órbita altamente estável milhares de quilómetros para lá da Lua.

"O foguetão SLS forneceu a potência e o desempenho para enviar a Orion a caminho da Lua", disse Mike Sarafin, gestor da missão Artemis I. "Com a realização do primeiro grande marco da missão, a Orion vai agora embarcar na fase seguinte para testar os seus sistemas e preparar-se para missões futuras com tripulação".

O foguetão SLS e a nave espacial Orion chegaram à rampa de lançamento 39B do Centro Kennedy no dia 4 de novembro, onde aguentaram a passagem do furacão Nicole. Após a tempestade, as equipas realizaram avaliações exaustivas do foguetão, da nave espacial e dos sistemas terrestres associados e confirmaram que não houve impactos significativos devido às condições meteorológicas severas.

Os engenheiros já tinham colocado o foguetão novamente no edifício VAB (Vehicle Assembly Building) dia 26 de setembro antes do furacão Ian e depois de cancelarem duas tentativas de lançamento, uma no dia 29 de agosto devido a um sensor de temperatura defeituoso, e a outra a 4 de setembro devido a uma fuga de hidrogénio líquido numa interface entre o foguetão e o lançador móvel. Antes de regressar ao VAB, as equipas repararam com sucesso a fuga e demonstraram procedimentos atualizados de tancagem. Enquanto estava no VAB, as equipas efetuaram manutenção normal para reparar pequenos danos na espuma e na cortiça do sistema de proteção térmica e recarregaram ou substituíram baterias em todo o sistema.

A Artemis I é apoiada por milhares de pessoas em todo o mundo, desde empreiteiros que construíram a Orion e o SLS, às infraestruturas terrestres necessárias para o seu lançamento, a parceiros internacionais e universitários, a pequenas empresas fornecedoras de subsistemas e componentes.

Através das missões Artemis, a NASA vai aterrar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície da Lua, preparando o caminho para uma presença lunar a longo prazo e servindo de pedra angular para uma viagem humana a Marte.

 

 

 


O lançamento do SLS com a nave espacial Orion no topo.
Crédito: NASA/Joel Kowsky


// NASA (comunicado de imprensa)
// ESA (comunicado de imprensa)
// Artemis I - perspetiva do módulo de serviço europeu (ESA via YouTube)
// Transmissão oficial do evento pela NASA (NASA via YouTube)

Saiba mais

Cobertura do Programa Artemis pelo CCVAlg - Astronomia:
23/08/2022 - NASA identifica regiões candidatas para o regresso dos humanos à Lua

Notícias relacionadas:
SPACE.com
Astronomy
Sky & Telescope
Universe Today
New Scientist
COSMOS
PHYSORG
Reuters
CNN
sky news
The Wired
engadget
Gizmodo
Ars Technica
The Verge
SAPO
TSF
RTP Notícias
SIC Notícias
CNN Portugal
Expresso
Público
Diário de Notícias
Jornal de Notícias
Observador
Pplware
ZAP.aeiou

Programa Artemis:
NASA
Wikipedia
Artemis I (NASA)
Artemis I (Wikipedia)
Artemis II (NASA)
Artemis II (Wikipedia)
Artemis III (NASA)
Artemis III (Wikipedia)
Sistema de Aterragem Humana Starship (Wikipedia)
Facebook
Twitter
Instagram

Lua:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

 
Top Thingy Right