Problemas ao ver este e-mail?
Veja no browser

Arquivo | CCVAlg - Astronomia
Com o apoio do Centro Ciência de Tavira

Astroboletim #1777
  19/03 a 22/03/2021

Efemérides

Dia 19/03: 78.º dia do calendário gregoriano.
História:
Em 1915, Plutão era fotografado pela primeira vez. No entanto, não foi identificado como planeta.

Em 2008, GRB 080319B, uma explosão cósmica que se torna no objeto mais distante visível [brevemente] a olho nu.
Observações: A Lua brilha entre Aldebarã e Marte.
Pollux e Castor, de Gémeos, passam quase por cima das nossas cabeças pelas 20:20 caso viva a latitudes médias norte.
As cabeças das figuras dos gémeos são, no máximo, gémeas fraternais. Pollux é visivelmente mais brilhante do que Castor e laranja pálida. Quanto à sua natureza física? Nem são da mesma "espécie".
Pollux é uma única gigante laranja. Castor é um par binário de duas estrelas mais pequenas, mais quentes, de sequência principal, um bonito binário para telescópios amadores. Se Pollux fosse uma bola de basquetebol, Castor A e B seria bolas de ténis separadas por cerca de 800 metros.
Além disso, cada estrela de Castor é orbitada intimamente por uma anã vermelha não visível - um berlinde no nosso modelo "desportivo" - com um período de apenas alguns dias.
E um par íntimo, muito distante, de anãs vermelhas, Castor C, é visível através de telescópios amadores como um pontinho pequeníssimo de magnitude 10 a 70 segundos de arco para sul-sudeste do par principal - no nosso modelo, um par de berlindes separados por apenas 7,5 cm, a pelo menos 16 km das bolas de ténis de Castor A e B.

Dia 20/03: 79.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1916, era publicada a Teoria da Relatividade Geral na sequência das lectures apresentadas à Academia Prussiana de Ciências a 25 de novembro de 1915.
Em 1964 era criada a ESRO (European Space Research Organization) percursora da ESA (Agência Espacial Europeia).

Em 2015, um eclipse solar, o equinócio e uma super-Lua ocorrem no mesmo dia.
Observações: A Terra atravessa o equinócio de março da sua órbita às 09:37. É quando o Sol cruza o equador (tanto o equador da Terra quanto o equador celeste), viajando para norte. Começa a primavera no hemisfério norte, o outono no hemisfério sul.
A Lua brilha entre as pontas dos chifres de Touro, Beta e Zeta Tauri. Estas duas estrelas formam um longo retângulo com Marte e Aldebarã: um asterismo temporário especial de meados de março de 2021.

Dia 21/03: 80.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1768, nascia Jean-Baptiste Joseph Fourier, matemático e físico francês, conhecido por ter iniciado a investigação das séries de Fourier e das suas aplicações para problemas como a transferência de calor e vibrações.

Fourier é também considerado o descobridor do efeito de estufa.
Em 1905, Albert Einstein publica a sua teoria sobre a relatividade especial.
Em 1927, nascia Halton Arp, astrónomo americano conhecido pelo seu Atlas de Galáxias Peculiares de 1966, que contém muitos exemplos de galáxias em interação e em fusão.
Em 1965, a NASA lança a Ranger 9, a última numa série de sondas lunares não tripuladas.
Observações: A Lua continua a sua viagem por entre as estrelas do Hexágono de Inverno.

Dia 22/03: 81.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1394 nascia Ulugh Beg, astrónomo da dinastia Timúrida, que construiu o Observatório Ulugh Beg em Samarkand, considerado por muitos um dos melhores observatórios do mundo islâmico e o maior da Ásia Central (à data).
Em 1799 nascia F.W.A. Argelander, compilador de catálogos estelares que estudou as estrelas variáveis e criou a primeira organização astronómica internacional.
Em 1982, lançamento da missão STS-3, do vaivém Columbia
Em 1995, o cosmonauta Valeryiv Polyakov regressa à Terra depois de quebrar o recorde do maior tempo passado na estação espacial Mir: 438 dias.
Em 1996, lançamento da STS-76, do vaivém Atlantis
Em 1997, o Cometa Hale-Bopp faz a sua maior aproximação à Terra.

Em 2010, última comunicação do rover Spirit com a Terra.
Observações: Depois da hora de jantar, Pollux, a Lua e Betelgeuse fazem quase uma reta na vertical. Ou, alternativamente, Pollux, Castor e o nosso satélite natural constituem um triângulo de "cabeça para baixo".

Curiosidades

Ouça aqui os primeiros sons do rover Perseverance a percorrer a superfície de Marte!

Cientistas determinam origem de estranho objeto interestelar

Em 2017, foi descoberto o primeiro objeto interestelar no nosso Sistema Solar por meio do observatório astronómico Pan-STARRS no Hawaii. Foi denominado 'Oumuamua, que significa "batedor" ou "mensageiro" em havaiano. O objeto era como um cometa, mas com características estranhas o suficiente para desafiar a classificação.

Dois astrofísicos da Universidade Estatal do Arizona, Steven Desch e Alan Jackson, decidiram explicar as características estranhas de 'Oumuamua e determinaram que é provavelmente um pedaço de um planeta semelhante a Plutão de outro sistema solar. Os seus achados foram publicados recentemente num par de artigos da revista AGU Journal of Geophysical Research: Planets.

Esta pintura por William K. Hartmann, cientista sénior emérito do PSI (Planetary Science Institute) em Tucson, no estado norte-americano do Arizona, tem por base uma comissão de Michael Belton e mostra uma ilustração do objeto 'Oumuamua como um disco em forma de panqueca.
Crédito: William Hartmann

"Em muitos aspetos, 'Oumuamua parecia-se com um cometa, mas era suficientemente peculiar noutros para que a sua natureza permanecesse um mistério, e as especulações eram abundantes," disse Desch.

A partir de observações do objeto, Desch e Jackson determinaram várias características do objeto que diferiam do que era esperado de um cometa.

Em termos de velocidade, o objeto entrou no Sistema Solar a uma velocidade um pouco mais baixa do que o esperado, indicando que não deverá ter viajado pelo espaço interestelar durante mais de mil milhões de anos. Em termos de tamanho, a sua forma de panqueca também era mais achatada do que qualquer outro objeto conhecido do Sistema Solar.

Também observaram que embora o objeto tenha adquirido um leve empurrão para longe do Sol (um "efeito de foguete" comum em cometas à medida que a luz solar vaporiza os gelos de que são feitos), o impulso foi mais forte do que podia ser explicado. Finalmente, o objeto carecia de escape gasoso detetável, que geralmente é representado visivelmente pela cauda de um cometa. No geral, o objeto era muito parecido com um cometa, mas diferente de qualquer cometa já observado no Sistema Solar.

Desche e Jackson levantaram a hipótese de que o objeto era feito de gelos diferentes e calcularam a rapidez com que esses gelos se sublimariam (passando de sólido para gás) à medida que 'Oumuamua passava pelo Sol. A partir daí, calcularam o efeito de foguete, a massa, a forma do objeto e a refletividade dos gelos.

"Foi um momento emocionante para nós," disse Desch. "Percebemos que um pedaço de gelo seria muito mais refletivo do que se assumia, o que significava que poderia ser mais pequeno. O mesmo efeito de foguete daria a 'Oumuamua um impulso maior, maior do que os cometas geralmente têm."

Desche e Jackson encontraram um gelo em particular - azoto sólido - que fornecia uma correspondência exata para todas as características do objeto simultaneamente. E dado que o azoto gelado pode ser visto à superfície de Plutão, é possível que um objeto semelhante a um cometa seja feito do mesmo material.

"Sabíamos que tínhamos acertado na ideia quando concluímos o cálculo de qual o albedo (quão refletivo é o corpo) faria o movimento de 'Oumuamua corresponder às observações," disse Jackson. "Esse valor acabou sendo o mesmo que observamos na superfície de Plutão ou de Tritão, corpos cobertos por azoto gelado."

Então calcularam o ritmo a que os pedaços de gelo de azoto teriam sido arrancados das superfícies de Plutão e corpos semelhantes no início da história do nosso Sistema Solar. E calcularam a probabilidade de pedaços de azoto gelado de outros sistemas solares alcançarem o nosso.

"Provavelmente foi arrancado da superfície por um impacto há 500 milhões de anos e expulso do seu sistema natal," disse Jackson. "Ser composto por azoto gelado também explica a forma invulgar de 'Oumuamua. Conforme as camadas externas de gelo de azoto evaporavam, a forma do corpo ter-se-ia tornado progressivamente mais achatada, assim como um sabão quando as camadas externas são removidas com o uso."

Ilustração de uma história plausível para 'Oumuamua: origem no seu sistema parente há cerca de 0,4 mil milhões de anos; erosão por raios cósmicos durante a sua viagem até ao Sistema Solar, incluindo a sua maior aproximação ao Sol de dia 9 de setembro de 2017, e a sua descoberta em outubro de 2017. A cada ponto da sua história, a ilustração mostra o tamanho previsto de 'Oumuamua e a proporção entre as suas dimensões mais longas e pequenas.
Crédito: S. Selkirk/Universidade Estatal do Arizona

Poderia 'Oumuamua ser tecnologia alienígena?

Embora a natureza cometária de 'Oumuamua tenha sido rapidamente reconhecida, a incapacidade de a explicar imediatamente em detalhe levou à especulação de que se tratava de uma peça de tecnologia alienígena, como no livro publicado recentemente "Extraterrestrial: The First Signs of Intelligent Life Beyond Earth" por Avi Loeb da Universidade de Harvard.

Isto gerou um debate público sobre o método científico e sobre a responsabilidade dos cientistas em não tirar conclusões precipitadas.

"Todos nós estamos interessados em extraterrestres, e era inevitável que este primeiro objeto de fora do Sistema Solar fizesse as pessoas pensarem neles," disse Desch. "Mas é importante, na ciência, não tirar conclusões precipitadas. Foram necessários dois ou três anos para descobrir uma explicação natural - um pedaço de azoto gelado - que corresponda a tudo o que sabemos sobre 'Oumuamua. Isto não é muito tempo na ciência, e demasiado cedo para dizer que se esgotaram todas as explicações naturais."

Embora não existam evidências de que seja tecnologia alienígena, como fragmento de um planeta parecido com Plutão, 'Oumuamua forneceu aos cientistas uma oportunidade especial de olhar para os sistemas exosolares de uma forma que não podiam antes. À medida que mais objetos como 'Oumuamua são encontrados e estudados, os cientistas podem continuar a expandir a nossa compreensão de como são os outros sistemas planetários e as maneiras pelas quais são parecidos ou diferentes do nosso próprio Sistema Solar.

"Esta investigação é empolgante porque provavelmente resolvemos o mistério de 'Oumuamua e podemos identificá-lo razoavelmente como um pedaço de um 'exo-Plutão', um planeta parecido a Plutão noutro sistema solar," explicou Desch. "Até agora, não havia como saber se outros sistemas solares tinham planetas semelhantes a Plutão, mas agora já vimos um pedaço de um a passar pela Terra."

Desch e Jackson esperam que futuros telescópios, como o Observatório Vera Rubin (também chamado LSST, "Large Synoptic Survey Telescope") no Chile, sejam capazes de fazer levantamentos regulares de todo o céu meridional, que possam começar a encontrar ainda mais objetos interestelares que eles e outros cientistas possam usar para testar ainda mais as suas ideias.

"Espera-se que mais ou menos ao longo da próxima década possamos obter estatísticas sobre quais os tipos de objetos que passam pelo Sistema Solar e se pedaços de azoto são raros ou comuns como calculámos," disse Jackson. "De qualquer forma, deveremos ser capazes de aprender muito sobre outros sistemas solares e se passaram pelos mesmos tipos de histórias colisionais que o nosso."

// Universidade Estatal do Arizona (comunicado de imprensa)
// União Geofísica Americana (comunicado de imprensa)
// Artigo científico #1 (AGU Journal of Geophysical Research: Planets)
// Artigo científico #2 (AGU Journal of Geophysical Research: Planets)
// O objeto interestelar 'Oumuamua (Universidade Estatal do Arizona via YouTube)

17/04/2020 - Nova teoria de formação explica o misterioso objeto interestelar 'Oumuamua
20/11/2018 - NASA aprende mais sobre o visitante interestelar 'Oumuamua
28/09/2018 - Seguindo 'Oumuamua até ao seu local de origem
29/06/2018 - VLT vê 'Oumuamua a acelerar
20/03/2018 - 'Oumuamua veio provavelmente de um sistema binário
09/02/2018 - As três surpresas de 'Oumuamua
19/12/2017 - Mais informações sobre o objeto 'Oumuamua
21/11/2017 - Observações do ESO mostram que o primeiro asteroide interestelar não é como nenhum objeto observado até à data
31/10/2017 - Pequeno asteroide ou cometa está apenas de "visita" ao Sistema Solar

'Oumuamua:
NASA/JPL

Objeto interestelar:

Pan-STARRS:
Instituto de Astronomia da Universidade do Hawaii

O que aconteceu à água de Marte? Ainda está lá presa

Há milhares de milhões de anos, o Planeta Vermelho era muito mais azul; de acordo com evidências ainda encontradas à superfície, a água abundante fluiu por Marte formando lagos e oceanos profundos. A questão que se põe é, então para onde foi toda esta água?

A resposta: para lado nenhum. Segundo uma nova investigação do Caltech e do JPL, uma porção significativa da água de Marte - entre 30 e 99 por cento - está presa dentro de minerais na crosta do planeta. A investigação desafia a teoria atual de que a água do Planeta Vermelho escapou para o espaço.

A equipa do Caltech/JPL descobriu que há cerca de quatro mil milhões de anos, Marte continha água suficiente para cobrir todo o planeta com um oceano com aproximadamente 100 a 1500 metros de profundidade; um volume aproximadamente equivalente a metade do Oceano Atlântico da terra. Mas, mil milhões de anos depois, o planeta estava tão seco quanto hoje. Anteriormente, os cientistas que procuravam explicar o que aconteceu com a água que corria em Marte sugeriram que escapou para o espaço, vítima da baixa gravidade de Marte. Embora parte da água realmente tenha deixado Marte desta maneira, parece agora que tal fuga não pode ser responsável pela maior parte da perda de água.

Esta vista global de Marte é composta por aproximadamente 100 imagens do orbitador Viking.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/USGS

"A fuga atmosférica não explica totalmente os dados que temos sobre a quantidade de água que realmente existiu em Marte," diz a candidata a doutoramento no Caltech, Eva Scheller, autora principal de um artigo científico sobre a pesquisa, publicado pela revista Science no dia 16 de março e apresentado no mesmo dia na Conferência de Ciência Lunar e Planetária. Os coautores de Scheller são Bethany Ehlmann, professora de ciências planetárias e diretora associada do Instituto Keck para Estudos Espaciais; Yuk Yung, professor de ciências planetárias e investigador sénior do JPL; Danica Adams, estudante no Caltech; e Renyu Hu, investigador do JPL. O Caltech gere o JPL para a NASA.

A equipa estudou a quantidade de água em Marte ao longo do tempo em todas as suas formas (vapor, líquido e gelo) e a composição química da atual atmosfera e crosta do planeta por meio da análise de meteoritos, bem como usando dados fornecidos por rovers e orbitadores, olhando em particular para a proporção de deutério para hidrogénio.

A água é composta por hidrogénio e oxigénio: H2O. No entanto, nem todos os átomos de hidrogénio são criados iguais. Existem dois isótopos estáveis de hidrogénio. A vasta maioria dos átomos de hidrogénio tem apenas um protão dentro do núcleo atómico, enquanto uma pequena fração (cerca de 0,02%) existe como deutério, ou o chamado hidrogénio "pesado", que tem um protão e um neutrão no núcleo.

O hidrogénio mais leve (também conhecido como prótio) tem mais facilidade em escapar da gravidade do planeta para o espaço do que a sua contraparte mais pesada. Por causa disto, o escape de água de um planeta pela atmosfera superior deixaria uma assinatura reveladora na proporção de deutério para hidrogénio na atmosfera do planeta; haveria uma proporção descomunal de deutério deixado para trás.

No entanto, a perda de água apenas através da atmosfera não pode explicar o sinal de deutério para hidrogénio observado na atmosfera marciana nem as grandes quantidades de água no passado. Em vez disso, o estudo propõe que uma combinação de dois mecanismos - o aprisionamento de água em minerais na crosta do planeta e a perda de água para a atmosfera - pode explicar o sinal de deutério para hidrogénio observado na atmosfera marciana.

Quando a água interage com a rocha, a erosão química forma argilas e outros minerais hidratados que contêm água como parte da sua estrutura mineral. Este processo ocorre tanto na Terra quanto em Marte. Dado que a Terra é tectonicamente ativa, a crosta velha é derretida continuamente no manto e forma uma nova crosta nos limites das placas, reciclando água e outras moléculas de volta para a atmosfera através do vulcanismo. Marte, no entanto, é principalmente tectonicamente inativo e, portanto, a "secagem" da superfície, assim que ocorre, é permanente.

"A fuga atmosférica claramente teve um papel na perda de água, mas as descobertas da última década de missões marcianas apontaram para o facto de que havia um enorme reservatório de antigos minerais hidratados cuja formação certamente diminuiu a disponibilidade de água ao longo do tempo," disse Ehlmann.

"Toda esta água foi sequestrada bastante cedo, e nunca mais reciclada," diz Scheller. A investigação, que se baseou em dados de meteoritos, telescópios, observações de satélites e amostras analisadas por rovers em Marte, ilustra a importância de existirem várias maneiras de estudar o Planeta Vermelho, salienta.

Ehlmann, Hi e Yung colaboraram anteriormente em pesquisas que buscam entender a habitabilidade de Marte traçando a história do carbono, dado que o dióxido de carbono é o principal constituinte da atmosfera. Em seguida, a equipa planeia continuar a usar dados isotópicos e de composição mineral para determinar o destino dos minerais contendo azoto e enxofre. Além disso, Scheller planeia continuar a examinar os processos pelos quais a água da superfície de Marte foi perdida para a crosta usando experiências laboratoriais que simulam processos de erosão marciana, bem como através de observações da crosta antiga pelo rover Perseverance. Scheller e Ehlmann vão também ajudar nas operações da missão Mars 2020 do Perseverance para recolher amostras de rochas e envio à Terra, o que permitirá às cientistas e aos seus colegas testar estas hipóteses sobre as causas das mudanças climáticas em Marte.

// Caltech (comunicado de imprensa)