Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 250
28 de Julho de 2006
Right Marker
Menu
 
 

A MAIOR ESTRUTURA DO UNIVERSO

Uma enorme estrutura com 200 milhões de anos-luz de diâmetro, constituída por galáxias e grandes acumulações de gás, constitui o maior objecto conhecido do Universo, de acordo com a opinião dos cientistas.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
Estrutura filamentar a 3 dimensões.
Crédito: Observatório Astronómico Nacional do Japão
(clique na imagem para ver versão maior)

As galáxias e bolhas de gás chamadas bolsas Lyman alfa (Lyman alpha blobs) estão alinhadas ao longo de três filamentos curvos que se formaram cerca de dois mil milhões de anos depois do Big Bang. Os filamentos foram recentemente observados usando os telescópios Subaru e Keck localizados na ilha havaiana de Mauna Kea.

As galáxias que se encontram no interior da estrutura estão empacotadas a uma distância que é um quarto da distância média das galáxias do nosso Universo actual.

Algumas das bolhas de gás têm cerca de 400.000 anos-luz de diâmetro, ou seja, cerca do dobro do diâmetro da nossa vizinha galáxia de Andrómeda. Os cientistas acreditam que se formaram quando estrelas massivas se terão formado no início da História do Universo e explodiram como supernovas provocando emanações do gás que as envolvia. Outra teoria pensa que as bolhas serão enormes casulos de gás que um dia originarão novas galáxias.

Esta descoberta dá aos cientistas uma nova visão sobre a estrutura de grande escala do Cosmos.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
Comparação da dimensão da galáxia de Andrómeda(canto superior direito) com uma bolsa Lyman alfa. Os círculos vermelhos indicam algumas das novas bolsas de gás descobertas com o Subaru.
Crédito: Observatório Kiso da Universidade de Tóquio
(clique na imagem para ver versão maior)

"Qualquer coisa tão grande e densa terá sido rara no Universo primitivo," disse Ryosuke Yamauchi, da Universidade de Tóquio.

"A estrutura que descobrimos e outras são provavelmente percursoras das maiores estruturas que hoje conhecemos e que contêm multiplos enxames de galáxias," disse Yamauchi.

Links:

Notícias Relacionadas:
Subaru News Release (Fonte)

Universe Today
SPACE.com

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  

Para além da NGC 7331 - Crédito: R. Jay GaBany (Cosmotography.com)
Conhecida por ser muito semelhante à nossa própria Galáxia, NGC 7331 encontra-se a cerca de 50 milhões de anos-luz na direcção da constelação de Pégaso. Esta galáxia, cuja estrutura espiral foi das primeiras a ser reconhecida, é uma das mais brilhantes que não está incluída no catálogo de Charles Messier. Uma vez que o disco se encontra practicamente no nosso plano de visão, as imagens geralmente evocam uma grande sensação de profundidade. As galáxias de fundo têm cerca de um décimo do diâmetro aparente de NGC 7331 encontram-se a cerca de dez vezes a sua distância.
Ver imagem em alta-resolução

 
 
  ASTRONOMIA NO VERÃO  
 

De 1 de Julho a 15 de Setembro, todas as noites excepto às Segundas, entre as 21:00 e as 23:00, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve.
Observações dependentes das condições atmosféricas.

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 28/07: 209º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1851 era tirada a primeira fotografia do Sol durante um eclipse total, a partir da qual se descobre a coroa.
Em 1867 nascia Charles Dillon Perrine, astrónomo americano-argentino, descobridor de duas luas de Júpiter (Himalia em 1904 e Elara em 1905) e director do Observatório Nacional Argentino (hoje com o nome Observatório Astronómico de Córdoba).
Em 1964 era lançada a sonda Ranger 7, que regista as primeiras imagens da Lua tiradas por uma nave americana.
Observações: Mercúrio estacionário às 18 horas (hora local)

Dia 29/07: 210º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1851, A. De Gasparis descobria o asteróide 15 Eunomia.
Em 1898, nascia o físico Isidor Isaac Rabi, que recebeu o prémio Nobel da Física em 1944, pelo seu método de ressonância para registar as propriedades magnéticas do núcleo atómico.
Observações: Lua no apogeu às 14 horas (hora local).

Dia 30/07: 211 º dia do calendário gregoriano.
História:Em 1971, os astronautas da Apollo 15 aterram na Lua.

Dia 31/07: 212º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1971, os astronautas da Apollo 15, David Scott e James Irwin, conduzem o primeiro rover lunar.
Em 1976, eram apresentadas as primeiras fotos de Marte da sonda Viking 1.
Em 1999, despenhava-se intencionalmente sobre a Lua a sonda Lunar Prospector, que pretendia encontrar água sob a crosta da Lua.
Observações: Esta noite a Lua encontra-se muito próxima da estrela Espiga, de Virgem.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Um fotão demora 8 minutos e 20 segundos desde que é emitido à superfície do Sol até chegar à Terra.
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Alexandre Costa e Miguel Montes
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado