E-mail em HTML com imagens e propriedades CSS. Caso não o consiga visualizar correctamente, clique aqui.
Página PrincipalRSS Sindicação RSSRemover da lista

ASTROBOLETIM N.º 725
De 15/02 a 17/02/2011

História: Em 1564 nascia Galileu Galilei, um dos astrónomos mais famosos de sempre. Foi o primeiro a utilizar o telescópio para observar os céus, observando as manchas solares e também os satélites de Júpiter.
Em 1828 nascia Júlio Verne.

Durante a sua vida escreveu 54 obras relacionadas com a ficção científica.
Em 1999, lançamento do IKONOS 2 Athena 2.
Observações: A Lua esta noite faz parte de um gentil arco com Castor e Pollux para a sua esquerda e para cima, e com Procyon para baixo e para a sua direita.

História: Em 1786 nascia François Arago, cientista pioneiro na natureza da onda da luz e o inventor do polarómetro e outros instrumentos ópticos. A sua teoria da luz previa que a velocidade da luz decresceria ao passar por um meio mais denso.
Em 1948 é descoberta a lua de Urano Miranda, por Gerard Kuiper.

Em 1961, é lançado o Explorer 9 (S-56a).
Observações: A Ursa Maior apoia-se na sua "pega", alta a Nordeste por estas noites. As suas duas estrelas do topo, apontam para a Estrela Polar.

História: Em 1600, o filósofo Giordano Bruno é queimado vivo no Campo de' Fiori, Roma, por heresia.

Em 1959, é lançado o Vanguard 2 - o primeiro satélite meteorológico a medir a distribuição das nuvens.
Em 1965, a sonda Ranger 8 é lançada com a missão de fotografar o Mar da Tranquilidade na Lua, em preparação para as missões tripuladas Apollo. Mare Tranquilitatis tornar-se-ia no local escolhido para a aterragem da Apollo 11
Em 1996, começa o Programa Discovery da NASA, à medida que a sonda NEAR Shoemaker é lançada na sua primeira missão de orbitar e aterrar num asteróide, 433 Eros
Observações: Olhe para a esquerda da Lua após o anoitecer e encontre Régulo. Para a sua esquerda está Gamma Leonis, não muito mais ténue que Régulo. Para baixo a para a direita da Lua está a alaranjada Alphard.

Sabia que também existe uma Nebulosa de Saturno? O seu número de catálogo é NGC 7009. É uma nebulosa planetária e está situada entre 2000 e 4000 anos-luz na direcção da constelação de Aquário.

STARDUST-NEXT ENVIA IMAGENS DO COMETA TEMPEL 1

Os controladores da missão no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA, começaram a receber o download dos dados da sonda Stardust à medida que esta indicava que tinha completado o flyby pelo cometa Tempel 1. Uma hora após a maior aproximação, a sonda apontou a sua grande antena de alto-ganho para a Terra.

Esta imagem da Stardust-NExT foi capturada pelas 04:39 da manhã, hora de Portugal.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell

Os dados preliminares já transmitidos pela sonda indicam que a maior aproximação ocorreu às 04:39 (hora de Portugal), a uma distância de 181 km do Tempel 1 e que viajava a mais de 10 km/s. Até ao momento, menos de metade das 72 imagens capturadas foram colocadas on-line.

Esta missão é uma espécie de bónus para a caçadora de cometas, que anteriormente passou pelo cometa Wild 2 e enviou amostras da sua cabeleira para a Terra. Durante este encontro, o plano da sonda era capturar imagens da superfície do cometa e observar as mudanças desde a última visita da NASA (a sonda Deep Impact da NASA passou pelo Tempel 1 em Julho de 2005).