Top thingy left
 
CASSINI CONTINUA INSPECÇÃO DE TITÃ
8 de Abril de 2005
 


Vista de Titã capturada no dia 31 de Março, que mostra novos terrenos ainda não observados a esta resolução pela câmara da Cassini.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)

No passado dia 31 de Março, a sonda da NASA Cassini passou pela lua de Saturno, Titã, a uma distância de 2,402 km. Os múltiplos instrumentos da Cassini enviaram mais novas imagens deste enevoado mundo.

Neste recente voo rasante, a densa atmosfera de Titã foi o foco das observações no ultravoleta. Ao mapear a camada de neblina, os cientistas esperam aprender mais sobre os tamanhos das partículas e suas propriedades. As nuvens transitórias de Titã também foram estudadas.

O hemisfério Norte foi anteriormente fotografado pelo radar da Cassini em Outubro de 2004 e Fevereiro de 2005. Desta vez, as câmaras ópticas da Cassini registaram a melhor imagem da mesma área, tal como o espectrómetro visual e infravermelho.

Titã é um dos alvos principais da missão Cassini-Huygens porque é a única lua do nosso Sistema Solar com uma espessa e enevoada atmosfera. A Cassini foi lançada há mais de 7 anos atrás e viajou já mais de 3.55 mil milhões de quilómetros.

O próximo encontro da Cassini com Titã será no dia 16 de Abril a 1,025 quilómetros. Será o voo rasante mais próximo de Titã desde o início da missão.

Links:

Notícias relacionadas:
http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia06220.html
http://msnbc.msn.com/id/7411276/
http://www.universetoday.com/am/publish/cassini_titan_flyby_4.html?642005

Sonda Cassini:
http://saturn.jpl.nasa.gov

Saturno:
http://en.wikipedia.org/wiki/Saturn_%28planet%29
http://www.ccvalg.pt/astronomia/astronline/saturno.htm

 
Top Thingy Right