Top thingy left
 
TRIBUTO DA SMART-1 A CASSINI
21 de Junho de 2005
 

Esta imagem da SMART-1 foi dedicada à equipa da missão Cassini-Huygens durante a conferência da União Europeia de Geociência em Viena no passado mês de Abril, quando os novos resultados de ambas as missões foram apresentados.

A cratera Cassini na Lua tem o nome de Giovanni Domenico Cassini, um dos mais importantes cientistas dos séculos XVII e XVIII. A sonda da NASA/ESA/ASI, que se encontra actualmente em órbita de Saturno, tem o seu nome.

Esta cratera lunar tem um diâmetro de 57 km e está localizada a 40º Norte do limite de Mare Imbrium. Está parcialmente inundada por lava que mais tarde encheu a grande bacia do mar. As três crateras mais pequenas (duas dentro da Cassini e uma outra fora) formaram-se depois da cheia de lava.

Mare Imbrium é a segunda maior bacia no lado visível da Lua, com um diâmetro de 1250 km, e é um dos mares mais jovens (o mais jovem é Mare Orientale), com uma idade entre os 3700 e 3900 milhões de anos.

Está rodeada por três anéis concêntricos de montanhas, criados pelo grande impacto. Algumas terras altas são aqui visíveis a Noroeste da cratera Cassini (canto superior esquerdo).

A imagem foi tirada com a compacta e leve câmara AMIE a bordo da sonda SMART-1. AMIE significa "Advanced Moon Micro-Imager Experiment".

Links:

Giovanni Domenico Cassini:
http://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Domenico_Cassini

Cratera Cassini:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cassini_%28Lunar_crater%29

Missão Cassini-Huygens:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cassini-Huygens_Mission
http://saturn.jpl.nasa.gov/

SMART-1:
http://www.esa.int/SPECIALS/SMART-1/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Smart-1

União Europeia de Geociência:
http://www.copernicus.org/EGU/EGU.html


Cratera Cassini na Lua, vista pela SMART-1.
Crédito: ESA/Space-X Space Exploration Institute
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right