MAIS IMAGENS DO FERIDO COMETA TEMPEL 1
8 de Julho de 2005

A missão Deep Impact, que colidiu com o cometa Tempel 1 no passado dia 4, foi um estrondoso êxito. Imagens espectaculares foram enviadas pela sonda, constituída por duas partes, uma destinada a impactar no cometa, e outra que observava de longe o evento.

Observatórios, tanto terrestres como espaciais, estiveram também de olhos apontados ao cometa Tempel 1, no intuito de recolher a maior quantidade de dados possível.

Na notícia do passado dia 5, mostrámos as recentes imagens adquiridas pela "Impactor" (nome da sonda que colidiu com o cometa) e pela sonda-mãe, bem como do Hubble, do observatório XMM-Newton, do Telescópio Faulkes e da sonda Rosetta.

Todos os observatórios do ESO observaram também os efeitos do impacto. Ao pôr-do-Sol no Chile, os sete telescópios do Observatório Paranal em La Silla entraram em acção. À hora da colisão, já não era visível o cometa, mas algumas horas depois foi registada a segunda seguinte imagem (a primeira foi registada antes da colisão).

A pluma de material ejectado situa-se na parte Sul da imagem e é razoavelmente brilhante e bem definida. Esta nova estrutura (que se junta àquelas visíveis nos dias prévios) parece medir cerca de 15,000 quilómetros em comprimento, indicando que a matéria foi ejectada a uma velocidade entre 700 e 1,000 km/h.

É visível através da reflexão da luz solar nos grãos de poeira. O facto da pluma não ser uniforme em cor provavelmente indica que partículas de diferentes tamanhos estão a viajar a diferentes velocidades.

O Cometa Tempel 1 tem continuado a ser estudado nestes dias pelos telescópios em La Silla em ordem a estudar com precisão o seu comportamento a longo prazo.

Vídeo da colisão em formato Quicktime (imperdível):