Top thingy left
 
VÉNUS E JÚPITER ENCONTRAM-SE
30 de Agosto de 2005
 

No próximo dia 30 de Outubro, Marte dará espectáculo, ao se aproximar da Terra à distância mais pequena até 2018. Mas existem dois outros planetas, ainda mais brilhantes, que são agora visíveis no céu a Oeste-Sudoeste mesmo depois do pôr-do-Sol.

No anoitecer de dia 1 de Setembro, estes dois planetas -- Vénus e Júpiter -- iram juntar-se numa esplêndida conjunção, baixa no lusco-fusco a Oeste.

Vénus tem permanecido baixo ao pôr-do-Sol todo o Verão; tentando ser observado através da neblina no horizonte, por trás das árvores, edifícios e outras chatices a baixa-altitude que impedem a maioria das pessoas de até notar a sua presença ao longo dos últimos meses. Por fim tem conseguido permanecer acima do horizonte a Oeste-Sudoeste algum tempo depois do anoitecer. Na realidade, Vénus põe-se 1 hora e meia depois do pôr-do-Sol, tal como tem sido todo o Verão. Mas a duração do crepúsculo diminui com o passar da estação, por isso Vénus brilha agora num céu púrpura mais escuro antes de desaparecer pelo resto da noite.

Júpiter, entretanto, tem descido a Oeste-Sudoeste durante Julho e Agosto. No começo de Agosto estava a pôr-se cerca de uma hora depois do céu se tornar totalmente escuro, mas agora, à medida que Agosto acaba, põe-se mesmo no fim do lusco-fusco nocturno. Júpiter tem caminhado para Este em relação às estrelas de Virgem e na direcção da estrela azul Espiga; a distância entre elas chegou a ser de 14 graus a 1 de Julho mas no dia 31 de Agosto alcançará uns meros 6 graus.

Mais notável, logicamente, tem sido a aproximação de Vénus a Júpiter. No começo de Agosto, estavam separados por mais de 30 graus, mas no dia 31 estarão a apenas 1.5 graus entre si.

A última espectacular conjunção do Outono passado, envolvendo os mesmos dois planetas, teve lugar durante os dias 4 e 5 de Novembro, embora não se tivesse observado em Portugal (estavam separados por menos de 1 grau). Desde aí, enquanto Júpiter permaneceu na parte Oeste de Virgem, Vénus deslocou-se para Este, deu a volta pelo Zodíaco e junta-se outra vez ao rei dos planetas, desta vez no céu ao anoitecer.

Estarão mais próximos - Vénus passando a 1.2 graus Sul-Sudoeste de Júpiter - às 23:00 de dia 1 de Setembro. Não se preocupe com o adiantado da hora (às 23:00 já não são visíveis em Portugal), ao início da noite já se observam bem. Os dois planetas posteriormente só estarão tão perto um do outro em Fevereiro de 2008.

Também, durante a primeira semana de Setembro, Vénus fará uma bonita passagem pela estrela de primeira magnitude, Espiga. Procure Espiga a menos de 2 graus para baixo e para a esquerda de Vénus no dia 5 e por baixo do mesmo no dia 6. E enquanto este evento tem lugar, uma linda lua Crescente aparecerá a Oeste. Imagine o significado astrológico que na Antiguidade poderão ter dado a tal reunião celeste!

Planeie então observar de binóculos o calendário de conjunções de Vénus com Júpiter, Espiga e a Lua durante a primeira semana de Setembro. Quanto mais para Sul se encontrar, mais alto aparecerão estes objectos no horizonte e mais hipóteses terá de os observar.

Vénus irá gradualmente mover-se para Este durante meados de Setembro. Júpiter deverá continuar visível a olho nu em noites limpas, pelo menos durante a primeira parte do mês. Procure-o bem baixo a Oeste-Sudoeste meia-hora depois do pôr-do-Sol até finalmente desaparecer no brilho solar durante o fim de Setembro.

Links:

Notícias relacionadas:
Newsday.com
RedNova News

Vénus:
Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve
Wikipedia

Júpiter:
Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve
Wikipedia


Júpiter e Vénus ao pôr-do-Sol a 1 de Setembro de 2005, para latitudes médias a Norte.
Crédito: Núcleo de Astronomia do CCVAlg, Starry Night Software
(clique na imagem para ver versão maior)


A Lua, Vénus, Júpiter e Espiga, ao pôr-do-Sol do dia 6 de Setembro de 2005, para latitudes médias a Norte.
Crédito: Núcleo de Astronomia do CCVAlg, Starry Night Software
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right