Novas observações revelam que centenas de novas estrelas estão em ignição, despertadas pelas intensas interacções gravitacionais entre quatro galáxias.
As quatro galáxias - com o nome de Quarteto de Robert - situam-se a cerca de 160 milhões de anos-luz da Terra na constelação do Hemisfério Sul, Fénix. Estão localizadas numa área de apenas 150,000 anos-luz de diâmetro - apenas 1.5 vezes o diâmetro da nossa Galáxia, a Via Láctea.
Essa proximidade torna estas galáxias num dos melhores exemplos de um grupo compacto de galáxias, cujos membros gravitacionalmente se disturbam mutuamente. Na maior galáxia do grupo, NGC 92 (esquerda), essa interacção despoletou a criação de cerca de 200 regiões de formação estelar e desencadeou uma corrente de gás e poeira que se estica mais ou menos 100,000 anos-luz.
Quase 60 berçários estelares nasceram na galáxia irregular NGC 87, no canto superior direito da imagem, enquanto um anel de nascimentos estelares circulam na galáxia espiral NGC 89 (meio para baixo). As observações foram feitas com o espectógrafo FORS2 do VLT do ESO no Chile.
Links:
Notícias relacionadas:
PhysOrg.com
Universe Today
ESO:
Press release
Grupos compactos de galáxias:
Paul Hickson
VLT:
Página do ESO
Wikipedia
FORS