PRIMEIRAS IMAGENS DA MRO
28 de Março de 2006

A mais poderosa câmara alguma vez enviada para o espaço transmitiu a sua primeira fornada de detalhadas imagens de teste do Planeta Vermelho.

A câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, enviou quatro fotos na Sexta-feira passada. Esta pode tirar imagens de 40,000 por 20,000 pixeis (cerca de 800 megapixeis) através do seu telescópio de 0.5 metros (20 polegadas).

"Estamos a ver detalhes sem precedentes - coisas que nunca vimos antes," diz o membro da equipa Chris Okubo num blog mantido por Loretta McKibben, pertencente à equipa da HiRISE.

"Estou muito feliz!" diz o principal investigador Alfred McEwen no blog. Ele descreve as imagens como "detalhadas, nítidas e espantosas".

A NASA anunciou a primeira imagem, um mosaico de 10 imagens, tirada de uma altitude de 2500 km acima das terras altas a meia latitude do hemisfério sul. É visível uma cratera antiga perto do centro, com canais de ambos os lados bem como crateras mais pequenas e com limites mais delineados e dunas. Em certos locais, a paisagem é coberta por uma camada mais jovem de detritos, enquanto que noutros parece que algum do manto escapou como gás.

A NASA diz que a imagem "ilustra processos que poderão ter envolvido água, tanto no passado de Marte (canais e crateras desgastadas) como muito mais recentemente (o jovem manto de detritos)."

A agência espacial também anunciou uma imagem de alta-resolução de uma das imagens do mosaico, mostrando o nível de detalhe capturado pela câmara. Esta resolução irá aumentar à medida que a sonda se aproxima da superfície marciana.

Na sua "órbita científica" final, a sonda irá circular o planeta a uma distância de 255 a 320 km de altitude. A partir daí, a equipa espera que a HiRISE capture detalhes da superfície com menos de um metro.

A sonda MRO entrou em órbita de Marte a 10 de Março depois de completar uma viagem de quase sete meses e 500 milhões de quilómetros. Com a capacidade de enviar dados 10 vezes mais depressa que qualquer prévia missão a Marte, a MRO está desenhada para transmitir mais dados científicos do Planeta Vermelho que todas as outras missões combinadas.