VENUS EXPRESS JÁ ORBITA VÉNUS
14 de Abril de 2006

Desde o dia 11 de Abril que a Venus Express se encontra em órbita em torno de Vénus. Lançada a 9 de Novembro de 2005, a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA), Venus Express, concluiu a viagem de 153 dias e 400 milhões de quilómetros que teve de percorrer até chegar ao seu destino. A manobra de inserção em órbita foi um sucesso, tendo a sonda reduzido a sua velocidade de 29,000 km/h para 25,000 km/h.

Durante as próximas quatro semanas, a Venus Express vai executar uma série de manobras para chegar à órbita operacional para a sua missão científica. Vai passar da sua actual órbita elongada de 9 dias para uma órbita polar de 24 horas com culminação a 66,000km. Desta órbita, a sonda vai observar a estrutura, a química e a dinâmica da atmosfera durante pelo menos dois dias venusianos (486 dias terrestres).

Apesar de ainda se encontrar em manobras, logo no dia 12 a Venus Express enviou as primeiras imagens de Vénus. De particular relevância foi a primeira imagem do pólo Sul de Vénus jamais tirada, usando as câmaras VMC (Venus Monitoring Camera) e VIRTIS (Visible and Infrared Thermal Imaging Spectrometer).

Na imagem tirada a uma distância de 206,452 quilómetros do pólo Sul, é visível um vórtex de matéria escura semelhante à que já havia sido anteriormente detectada sobre o p ólo Norte.

Nesta imagem composta de baixa qualidade são já visíveis bastantes detalhes da dinâmica da atmosfera de Vénus. A escala da imagem corresponde a 50 km por pixel. No lado iluminado a estrutura das nuvens foi obtida fazendo uma composição de imagens a vários comprimentos de onda vendo-se a luz que é reflectida pelas nuvens até uma altitude de 65 km.

Espera-se que quando atinja a sua órbita de missão científica, a sonda nos permita comprender melhor a atmosfera de Vénus.

LINKS:

Venus Express:

Concepção de artista da inserção em órbita da Venus Express
Crédito: ESA - AOES Medialab

Imagem de cores falsas obtida pela câmara VIRTIS que mostra o lado iluminado de Vénus à esquerda e o lado nocturno, à direita, no infravermelho.