Estas imagens, tiradas pela Câmara Stereo de Alta Resolução (HRSC) a bordo da sonda da ESA, Mars Express, mostram a cratera Galle, uma cratera de impacto localizada no limite Este da bacia de impacto Argyre Planitia em Marte.
A HRSC obteve estas imagens durante as órbitas 445, 2383, 2438, 2460 e 2493 com uma resolução terrestre variando entre os 10-20 metros por pixel, dependendo da sua localização dentro da imagem.
As imagens da cratera de impacto com 230 km de diâmetro são mosaicos criados a partir de cinco imagens individuais registadas pela HRSC, cada com dezenas de quilómetros.
Um grande amontoado de sedimentos forma um afloramento na parte mais a Sul da cratera. Algumas "gullies" paralelas, possíveis provas de água líquida na superfície marciana, aparecem nas paredes interiores da cratera, também a Sul.
A cratera Galle, que recebeu o nome do astrónomo alemão J. G. Galle (1812-1910), é informalmente conhecida como a cratera da "face feliz".
A "face" foi pela primeira observada em imagens tiradas durante a missão da sonda Viking 1 da NASA.
O seu interior mostra uma superfície que é causada por actividade eólica (vento), tal como se pode constatar nas numerosas dunas e manchas negras de poeira escura.
Links:
Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
Mars Express:
Página oficial da ESA
Wikipedia
Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia