Top thingy left
 
NOVOS VÍDEOS DE TITÃ
9 de Maio de 2006
 

Novas visões da aterragem mais distante alguma vez feita por uma sonda foram anunciadas a semana passada pela NASA, pela ESA e pela Universidade do Arizona. Os vídeos mostram a descida dramática da sonda Huygens até à superfície da lua de Saturno, Titã, a 14 de Janeiro de 2005.

Os vídeos foram feitos a partir de dados recolhidos durante a descida de 147 minutos pela espessa laranja-acastanhada atmosfera de Titã até um macio leito de rio.

Os dados foram analisados durante meses depois da descida e representam o melhor produto visual obtido pela missão Huygens. É a maneira mais realística de mostrar a sua aterragem. O vídeo "Vista da Huygens a 14 de Janeiro de 2005" (em formato Quicktime, nos links abaixo), dá-nos em 4 minutos e 40 segundos o que a sonda na realidade "viu" durante as 2.5 horas da descida.

"Ao início, a câmara da Huygens viu apenas nevoeiro," disse Erich Karkoschka, membro da equipa da Universidade do Arizona, Tucson, e criador dos filmes. "O nevoeiro começou a desaparecer apenas a 60 km de altitude, o que tornou possível observar-se características da superfície com 100 metros," disse. "Mas apenas depois da aterragem pôde a câmara da sonda resolver pequenos grãos de areia milhões e milhões de vezes mais pequenos que Titã. Um filme é o meio perfeito de mostrar tamanha mudança de escala".

No segundo filme, os cientistas usaram licenças artísticas e adicionaram som para representar os diferentes dados que recolheram. Recriaram uma detalhada representação científica da vida da missão em menos de cinco minutos.

"Estes filmes demonstram bem que a câmara da Huygens estava muito bem desenhada para o trabalho," disse Jean-Pierre Lebreton, cientista da Huygens e líder da missão na ESA. "Mostram muitos detalhes diferentes de uma paisagem que cobre apenas uma pequeníssima fracção - uma milésima - da superfície de Titã. Isto faz-me sonhar de como será uma possível futura missão a Titã".

A sonda Huygens foi transportada até Saturno pela Cassini. Esta continua a orbitar Saturno no seu segundo ano (entre quatro) de estudo científico. O próximo voo rasante da Cassini por Titã será no dia 20 de Maio. Estão planeados 22 só este ano, totalizando 45 durante a missão.

Links:

Notícias relacionadas:
Astroboletim n.º 93
Astroboletim n.º 126
Astroboletim n.º 184
Universidade do Arizona
ESA
NASA
Reuters
Universe Today
Discovery Channel
CNN
BBSNews

Titã:
Vista da Huygens a 14 de Janeiro de 2005 (formato Quicktime)
Descida com sinos e assobios (formato Quicktime)
Solarviews
Wikipedia

Saturno:
Wikipedia
Solarviews

Sonda Huygens:
ESA
NASA
Wikipedia

Quem era Huygens?
Wikipedia


Visão aérea de Titã.
Crédito: ESA/NASA/Universidade do Arizona

(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right