Top thingy left
 
NASA PERDE CONTACTO COM A MARS GLOBAL SURVEYOR
15 de Novembro de 2006
 

A sonda Mars Global Surveyor (MGS) da NASA, falhou o contacto com a Terra pelo nono dia consecutivo, depois de perder o contacto durante um ajuste de rotina do seu painel solar.

Se o contacto não for restabelecido até Sábado, a NASA poderá tentar fotografar a MGS com outras sondas em torno de Marte para estudar a sua condição.

A 2 de Novembro, os cientistas da Mars Global Surveyor enviaram comandos à sonda para ajustar a posição de um dos seus painéis solares, em ordem a melhor seguir o Sol. Os dados enviados de volta indicaram um problema com o motor que move o painel, por isso um motor de segurança e um circuito de controlo foram activados.

Nenhum sinal foi recebido dia 3 e dia 4, mas um sinal fraco foi recebido dia 5, sugerindo que a nave tinha ligado o seu modo de segurança e estava aguardando instruções da Terra. O sinal foi cortado completamente mais tarde nesse dia e nada mais se ouviu desde aí.

Os engenheiros pensam que a sonda fez uma manobra programada, na qual gira os seus painéis solares na direcção do Sol de modo a manter a sua fonte de energia. Quando isto acontece, também reorienta todo o seu corpo na mesma direcção, tornando por isso a comunicação com a Terra menos efectiva.

"A sonda tem muitos sistemas redundantes que deverão ajudar-nos a voltar a uma operação estável, mas primeiro precisamos de restabelecer comunicações," disse o líder do projecto MGS, Tom Thorpe, do JPL da NASA em Pasadena.

É também possível, disse Thorpe, que a sonda tenha sido atingida por um micrometeorito, e que a sua antena esteja desalinhada.

A NASA está tentando contactar a sonda, pois a sua capacidade para receber comandos pode não estar danificada. Mas se nada for ouvido até Sábado, a NASA irá pedir à equipa da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) começar preparações para no fim da próxima semana tirar imagens da MGS de modo a estudar a sua orientação e condição. As duas sondas passam a cerca de 100 km uma da outra várias vezes por semana.

"Isto ajudará e muito, a determinar onde estamos agora e quais comandos deveremos usar," disse Thorpe.

A MGS foi lançada na direcção de Marte há pouco mais de 10 anos, a 7 de Novembro de 1996, e marcou o primeiro regresso da NASA com sucesso ao Planeta Vermelho em duas décadas. A sonda foi originalmente encarregue de examinar Marte durante um ano marciano, mais ou menos dois anos terrestres. As operações eram para terminar no começo de 2001, mas, tal como os dois rovers marcianos, Opportunity e Spirit, a MGS continou a funcionar tão admiravelmente que a sua missão foi repetidamente prolongada, mais recentemente a 1 de Outubro deste ano.

Desde que a sua missão começou formalmente em 1999, a MGS enviou para a Terra quantidades incríveis e ricas de dados acerca de Marte. A sonda acompanhou a evolução de uma tempestade de areia, recolheu informações acerca da superfície marciana, encontrou provas convincentes de "gullies" formadas aparentemente por água líquida, e revelou que a famosa "cara em Marte", originalmente fotografada em 1976 pela Viking 1, não era mais nada que uma característica natural. Também tirou dezenas de milhares de imagens de alta-resolução de Marte e levou a cabo o primeio mapeamento a três dimensões do pólo Norte do planeta.

Links:

Notícias relacionadas:
Comunicado de imprensa (JPL)
Universe Today
CNN
New Scientist
BBC News
ABC News

Mars Global Surveyor:
Página da NASA
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
Google Mars

 
Imagem computorizada da sonda Mars Global Surveyor.
Crédito: NASA
 
Top Thingy Right