Top thingy left
 
MCNAUGHT PELO OLHO DA SOHO
17 de Janeiro de 2006
 

O Cometa McNaught (C/2006 P1) é não apenas o mais brilhante cometa que a SOHO já observou, mas também o mais brilhante cometa observado dos últimos 40 anos! O cometa passou pelo Sol entre 12 e 15 de Janeiro, e está agora a emergir nos céus do Hemisfério Sul. Durante o seu próximo encontro com a nossa estrela, o cometa McNaught tornou-se um objecto visível de dia à vista desarmada. Foi descoberto a 7 de Agosto de 2006 pelo grande caçador de cometas, Rob McNaught. Na altura da descoberta, o cometa era um objecto muito ténue, mas a distância perileana prevista (menor distância do Sol) de 0.17 UA indicava já que o objecto teria o potencial de se tornar bastante brilhante.

O instrumento LASCO a bordo da sonda SOHO tem a capacidade de observar cometas à medida que se aproximam bastante do Sol. Felizmente para nós, o cometa McNaught passou mesmo pelo campo de visão do LASCO C3! Não sabemos ainda com exactidão o brilho máximo do cometa, mas é definitivamente mais que magnitude -3! É por isso muito mais brilhante que o cometa NEAT ou que o cometa 96P/Machholz. Por outras palavras, o cometa McNaught é de longe o mais brilhante e mais espectacular que a SOHO já observou.

O cometa apareceu no campo de visão do coronógrafo LASCO C3 da SOHO por volta das 02:00 UT a 12 de Janeiro. Passou o seu periélio por volta das 19:00 UT do mesmo dia, e saíu do campo de visão do C3 por volta das 03:00 UT do dia 16.

Dado que o LASCO foi construído para observar a ténue coroa solar, os seus tempos de exposição não estão afinados para lidar com objectos tão brilhantes como este extraordinário cometa. De facto, o cometa McNaught é tão brilhante que satura a câmara CCD. Existem uns riscos horizontais em ambos os lados da cabeça do cometa, porque a carga desliza facilmente ao longo da direcção na qual a imagem do CCD é lida pelos instrumentos electrónicos associados.

Links:

Links relacionados:
Vídeo da passagem do cometa McNaught pelo campo de visão da SOHO (Quicktime)
Wikipedia

 
Cometa McNaught visto pela sonda SOHO.
Crédito: SOHO
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right