Top thingy left
 
DESCOBERTA TORNA BURACOS NEGROS AINDA MAIS MISTERIOSOS
14 de Março de 2007
 

Um novo estudo revelando mais de mil buracos negros supermassivos em apenas uma região do céu, põe em dúvida um modelo popular de como estes monstros gravitacionais se comportam.

Os buracos negros não podem ser vistos, mas os astrónomos podem identificá-los pelos seus efeitos gravitacionais no material em redor e ao estudar as suas emissões de raios-X e outras radiações da sua "bocarra".

Normalmente, um buraco negro é rodeado por uma região com a forma de um donut, ou toro, de gás. A observação da vizinhança imediata do buraco negro é bloqueada por este toro, por diferentes quantidades e dependendo da orientação - se estamos a olhar de perfil ou de cima.

A ser verdade, então os astrónomos deverão descobrir um intervalo de absorção na radiação dos núcleos dos buracos negros - desde núcleos que estão bem escondidos e não são quase detectáveis, até àqueles nada obscurecidos.

"Em vez de descobrir uma grande variedade, descobrimos que quase todos os buracos negros, ou estão 'nus', ou cobertos por um denso véu de gás," disse Ryan Hickox do Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica. "Muito poucos se encontram no meio, o que nos faz questionar quão bem conhecemos o ambiente em torno destes buracos negros."

Os objectos descobertos são chamados núcleos galácticos activos. São objectos muito brilhantes, envoltos em gás e poeira e pensa-se que sejam galáxias em desenvolvimento, ancoradas por buracos negros.

Este estudo encontrou mais de 600 objectos obscurecidos e 700 a descoberto, localizados entre 6 e 11 mil milhões de anos-luz da Terra. Um ano-luz é a distância que a luz viaja num ano, cerca de 10 biliões de quilómetros. Por isso, estes objectos estão a ser observados como eram há milhares de milhões de anos atrás. O Universo tem cerca de 13.7 mil milhões de anos.

Os buracos negros foram detectados pela combinação de dados a partir do Observatório de Raios-X da NASA, Chandra, pelo Telescópio Espacial Spitzer e por telescópios ópticos terrestres.

Links:

Notícias relacionadas:
Comunicado de imprensa (NASA)
PHYSORG.com
Spaceflight Now

Observatório de Raios-X Chandra:
Página da NASA
Página de Harvard
Wikipedia

Telescópio Espacial Spitzer:
Página oficial
Wikipedia

Buracos negros:
Wikipedia
FAQ por Ted Bunn

 

Um novo panorama de campo-largo revela que mais de mil buracos negros supermassivos em centros de galáxias, alguns com vários milhares de milhões de vezes a massa do Sol. Este estudo foi levado a cabo numa região da constelação do Boieiro. Com 9.3 graus quadrados, é cerca de 40 vezes maior que o diâmetro aparente da Lua Cheia no céu nocturno, também sobreposto neste gráfico para efeitos de escala.
Crédito: Raios-X: NASA/CXC/CfA/R.Hickox et al.; Lua: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right