Top thingy left
 
COLUMBUS JÁ FAZ PARTE DA ISS
13 de Fevereiro de 2008
 

O laboratório europeu Columbus completou a sua viagem até à Estação Espacial Internacional. O Columbus foi oficialmente ligado ao lado direito do módulo Harmony às 21:44 de dia 11.

O astronauta da ESA, Leopol Eyharts, que estava no controlo do braço robótico da Estação para a captura final e "atracagem" inicial do Columbus, reportou ao Controlo da Missão, "O módulo Europeu Columbus já faz parte da ISS."

O Columbus foi instalado durante o primeiro voo espacial da missão STS-122. De fora da ISS, os astronautas Rex Walheim e Stanley Love prepararam o módulo para instalação antes do braço robótica da Estação ser usado para colocar o Columbus em posição.

"Outro grande dia para a Agência Espacial Europeia. Um grande para a nossa indústria Europeia e um grande dia para a Europa no geral." disse Alan Thirkettle, Gestor do Programa ISS da ESA.

"Agora temos quatro dos nossos parceiros internacionais já com os seus elementos na Estação. Está mesmo a tornar numa Estação Espacial Internacional. Estamos mesmos ansiosos pela chegada do nosso quinto parceiro no próximo mês." acrescentou.

A escotilha que liga a ISS e o laboratório Columbus foi aberta ontem, Terça dia 12 de Fevereiro. Uma entrada parcial no laboratório teve lugar pelas 13:50. Usando óculos protectores e uma máscara, Léopold Eyharts entrou no Columbus pela primeira vez para começar a activação inicial do módulo. A entrada total deu-se pelas 19:55.

Walheim e o astronauta da ESA Hans Schlegel continuarão a preparar o Laboratório Columbus quando fizerem o segundo passeio espacial da STS-122 ainda hoje.

Links:

Notícias relacionadas:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg (05/12/07)
NASA (comunicado de imprensa)
ESA (comunicado de imprensa)
NewScientist
Universe Today
Spaceflight Now
SPACE.com
Euronews
New York Times
Scientific American
BBC News
Diário de Notícias
Jornal de Notícias
Público
SIC
PortugalDIário
RTP

Estação Espacial Internacional (ISS):
ESA
NASA
Columbus (Wikipedia)
ISS (Wikipedia)

 
Columbus instalado na sua nova casa na ISS.
Crédito: ESA
 
Top Thingy Right