MICROSCÓPIO DA PHOENIX TIRA PRIMEIRA IMAGEM DE UMA PARTÍCULA DE POEIRA MARCIANA
16 de Agosto de 2008

A sonda Phoenix Mars Lander da NASA tirou a primeira imagem de uma partícula individual de poeira em Marte, usando o seu microscópio atómico.

A partícula -- na maior ampliação alguma vez já atingida a partir de outro mundo -- é redonda e mede cerca de um micrómetro, ou um milionésimo de um metro. É uma partícula da poeira que esconde Marte. Tais partículas dão a cor rosa ao céu marciano, alimentam as tempestades que regularmente rodeiam o planeta e produzem o distinto solo vermelho de Marte.

"Esta é a primeira imagem de uma partícula de Marte, e o tamanho está de acordo com as previsões a partir das cores observadas ao pôr-do-Sol no Planeta Vermelho," disse o co-investigador da Phoenix, Urs Staufer da Universidade de Neuchatel, Suiça, que lidera o consórcio suiço que construiu o microscópio.

"Para tirar esta imagem foi necessário o microscópio com a mais alta resolução que já operou fora da Terra e um substrato especialmente desenhado para albergar a partícula marciana," disse Tom Pike, membro da equipa científica da Phoenix, do Colégio Imperial de Londres. "Sempre soubémos que observar partículas tão pequenas ia ser um tremendo desafio técnico."

Demorou muito tempo, aproximadamente doze anos, para o aparelho que está a funcionar na região polar de um planeta agora a cerca de 350 milhões de quilómetros, ser desenvolvido.

O microscópio atómico mapeia a forma das partículas em três-dimensões ao estudá-las com uma ponta afiada no fim de uma mola. Durante o estudo, partículas invisivelmente finas são apoiadas numa série de substratos microfabricados e aglomerados num disco de silicone. O grupo de Pike produziu estes microdiscos de silicone.

O microscópio atómico pode detalhar as formas de partículas tão pequenas quanto 100 nanómetros, cerca de um milésimo da espessura de um cabelo humano. Isto é cerca de 100 vezes maior que a ampliação do microscópio óptico da Phoenix, que tirou as primeiras imagens do solo marciano há cerca de dois meses atrás. Até agora, o microscópio óptico da Phoenix detinha o recorde da produção das imagens de mais alta-resolução que vieram de outro planeta.

"Estou encantado por este microscópio estar a produzir imagens que nos irão ajudar a melhor compreender Marte no maior detalhe possível," disse Staufer. "Esta é uma prova do potencial do microscópio. Somos agora capazes de começar a fazer experiências científicas que irão acrescentar uma nova dimensão às medições dos outros instrumentos da Phoenix."

"Depois deste primeiro sucesso, estamos agora a trabalhar na construção de uma galeria de fotos da poeira em Marte," acrescentou Pike.

Os investigadores disseram que a poeira ultra-fina de Marte é o meio que activamente liga os gases na atmosfera marciana aos processos no solo, por isso é extremamente importante na compreensão do ambiente de Marte.

A partícula observada na imagem do telescópio atómico fazia parte de uma amostra recolhida pelo braço robótico na trincheira "Branca de Neve" e entregue à estação do microscópio da Phoenix no começo de Julho. Esta estação inclui o microscópio óptico, o microscópio atómico e a roda de entrega de amostras. Faz parte de um conjunto de ferramentas chamado MECA (Microscopy, Electrochemistry and Conductivity Analyzer).