Top thingy left
 
OPPORTUNITY ENCONTRA JOVEM CRATERA EM MARTE
1 de Maio de 2009

 

Os dois rovers marcianos já viram muitas crateras nos seus cinco anos de presença no Planeta Vermelho. O Opportunity está actualmente a percorrer Meridiani Planum a caminho da Cratera Endeavour, um gigantesco e antigo buraco no chão com 22 km de diâmetro. Mas recentemente encontrou a cratera mais jovem já vista pelos dois veículos. Esta cratera é "jovem", em termos relativos; os cientistas dizem que esta pequena cratera denominada "Resolution" formou-se algures nos últimos 100.000 anos. A maioria das características estudadas pelo Opportunity são muito mais velhas, incluindo rochas com mais de 3 mil milhões de anos. Em contraste, a Resolution é apenas bebé.

Ao contrário da pele macia de um bebé, uma cratera recém-nascida começa áspera, e vai ficando macia com o passar do tempo. À medida que as crateras envelhecem, os ventos marcianos provocam erosão nas rochas durante a formação da cratera e preenchem-na com areia. Os sinais da juventude da cratera incluem rochas "frescas" no limite da cratera e um buraco vazio. Esta nova cratera também se situa por cima de dunas vizinhas mais antigas. A descoberta da juventude tem as suas vantagens: os cientistas podem comparar a Resolution com crateras mais antigas, para aprender quão depressa o vento muda a superfície de Marte com o passar do tempo.

Em outras notícias, o Spirit registou um aumento de energia disponível após a limpeza por ventos marcianos. A energia acumulada diariamente atinge agora os 371 watts/hora por sol, em contraste com os 250 watts/hora de Janeiro. Há 550 sols que não estavam tão limpos. Isto são boas notícias, porque o Spirit precisa de toda a energia que consegue arranjar, enquanto lida com uns alguns problemas recentes de memória.

A imagem acima é a vista actual do Spirit, um monte à esquerda chamado "Von Braun" que poderá ser um local de investigação por parte do rover nos próximos meses. A partir do local onde se encontrava aquando da fotografia, Von Braun encontra-se a cerca de 160 metros.

Links:

Notícias relacionadas:
JPL (NASA)
JPL (NASA - comunicado de imprensa)

Rovers marcianos da NASA:
Página oficial
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
Google Mars
As descobertas em Marte

 


Uma nova cratera em Marte. Porção do panorama Navcam (Sol 1825; PIA 1185).
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)


Monte Von Braun em Marte.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right