Top thingy left
 
CASSINI DESCOBRE QUE AS NUVENS DE TITÃ "AGARRAM-SE" AO VERÃO
5 de Junho de 2009

 

Os cientistas que estudam a lua de Saturno, Titã, dizem que as suas nuvens formam-se e movem-se como as da Terra, mas de um modo muito mais lento e vagaroso.

As suas previsões para o princípio do Outono em Titã -- ameno e molhado.

Cientistas da missão Cassini da NASA já estudam a atmosfera de Titã continuamente há mais três anos e meio, e entre Julho de 2004 e Dezembro de 2007, observaram mais de 200 nuvens. Descobriram que o modo como estas nuvens são distribuídas por Titã coincide com os seus modelos de circulação global. A única excepção é o "timing" -- ainda se observam nuvens no hemisfério sul à medida que o Outono se aproxima.

"As nuvens de Titã não se movem com as estações exactamente como se esperava," disse Sebastien Rodriguez da Universidade de Diderot, em colaboração com os membros da equipa do espectómetro visual e infravermelho da Cassini, da Universidade de Nantes, França. "Vemos muitas nuvens durante o Verão no hemisfério sul, e este tempo veraneante parece durar até ao Outono. Parece um Verão Índico na Terra, mesmo que os mecanismos sejam radicalmente diferentes em Titã do que na Terra. Titã poderá ter um princípio de Outono mais quente e húmido do que os previstos pelos modelos."

Na Terra, períodos invulgarmente quentes e secos no fim de Outono ocorrem quando sistemas de baixas-pressões são bloqueados no hemisfério de Inverno. Por contraste, os cientistas pensam que a lentidão na mudança de temperaturas à superfície e nas regiões mais baixas da atmosfera de Titã pode ser a responsável pelo seu fim de Verão inesperadamente quente e húmido, e por isso nublado.

À medida que o Verão muda para Outono no próximo mês de Agosto, espera-se que as nuvens de Titã desapareçam completamente. Mas os modelos de circulação meteorológica e climática de Titã prevêm que as nuvens a latitudes Sul não esperam pelo equinócio e já deveriam ter desaparecido desde 2005. No entanto, a Cassini ainda foi capaz de ver nuvens nestes locais nos finais de 2007, e algumas delas pareciam particularmente activas em latitudes médias e no equador.

Titã é a única lua do nosso Sistema Solar com uma atmosfera substancial, e o seu clima partilha características tipo-Terra. A densa atmosfera de Titã, rica em nitrogénio e metano, responde muito mais lentamente que a atmosfera da Terra, pois recebe 100 vezes menos luz solar porque está 10 vezes mais longe do Sol. As estações em Titã duram mais de sete anos terrestres.

Os cientistas vão continuar a observar as mudanças a longo-termo durante a missão prolongada da Cassini, que durará até ao Outono de 2010. Espera-se que a Cassini passe por Titã a 6 de Junho.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
New Scientist
Science Daily
PHYSORG.com
UPI

Titã:
Solarviews
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 
Esta imagem infravermelha de Titã mostra uma grande região de nuvens na região polar sul da lua.
Crédito: NASA/JPL/Universidade do Arizona/Universidade de Nantes
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right