Top thingy left
 
ESPECTACULARES IMAGENS DE JÚPITER OBTIDAS PELO NOVO HUBBLE
27 de Julho de 2009

 

A calibração do Hubble Space Telescope da NASA / ESA foi interrompida para o objectivo de apontar o observatório recentemente remodelado para o local onde existe uma nova mancha em expansão sobre o planeta gigante Júpiter. O local, causado pelo impacto de um cometa ou um asteróide, está a mudar de dia para dia o aspecto do topo das nuvens do planeta.

Nos últimos dias vários dos maiores telescópios do mundo têm sido apontados para Júpiter. De modo a não perder a ciência potencialmente nova decorrente do evento que ocorre a 580 milhões de quilómetros de distância, Matt Mountain, director do Space Telescope Science Institute em Baltimore, atribuíu tempo discricionário a uma equipa de astrónomos liderada por Heidi Hammel do Space Science Institute em Boulder.

Na foto do Hubble, tirada a 23 de Julho, é a imagem de luz visível mais nítida tirada ao objecto e é a primeira observação científica do Hubble após a sua reparação e upgrade em Maio. As observações foram feitas com a nova câmera do Hubble, o Wide Field Camera 3 (WFC3).

"Este é apenas um exemplo do que a nova câmara do Hubble pode fazer, graças ao árduo trabalho dos astronautas e toda a equipa do Hubble", disse Ed Weiler, administrador associado da NASA's Science Mission Directorate. "Felizmente, o melhor ainda está para vir!"

Descoberto pelo astrónomo amador australiano Anthony Wesley no domingo 19 de Julho, o local foi criado quando um pequeno objecto mergulhou na atmosfera de Júpiter e se desintegrou. A única outra vez que uma tal característica foi observada em Júpiter ocorreu há 15 anos atrás.

"Isto é extremamente semelhante ao cometa Shoemaker Levy 9 que embateu em Júpiter em Julho de 1994", disse o membro da equipe Keith Noll do Space Telescope Science Institute.

"Uma vez que acreditamos que esta magnitude de impacto é rara, estamos muito felizes de observá-lo com o Hubble", acrescentou Amy Simon-Miller de Voo Espacial Goddard da NASA Center. Ela explicou que as imagens obtidas pelo Hubble apresentam uma granulosidade devido à turbulência na atmosfera de Júpiter. O local do evento possui, actualmente, cerca de duas vezes o comprimento da Europa.

Links:

Fonte:
ESA

 
Grande plano de Júpiter vendo-se a negro a nova mancha.
Crédito: NASA/ESA-HST
(Clique na imagem para ver maior)
 
Top Thingy Right