Top thingy left
 
COMO MARTE FICOU VERMELHO: SURPREENDENTE NOVA TEORIA
23 de Setembro de 2009

 

A ideia largamente aceite que Marte é vermelho devido à ferrugem de rochas por água que há muito tempo atrás percorreu o Planeta Vermelho pode estar errada. Recentes estudos laboratoriais mostram que a poeira vermelha pode ser formada por abrasão constante de rochas superficiais e que a água líquida pode não ter desempenhado um papel fundamental no processo de formação da poeira avermelhada. Estes achados, que acendem o debate acerca da história da água em Marte e se já alguma vez foi habitável, foram apresentados no Congresso Europeu de Ciência Planetária pelo Dr. Jonathan Merrison.

"Marte realmente deveria parecer negro, entre as suas calotes polares brancas, porque a maioria das rochas a latitudes médias são basálticas. Durante décadas assumimos que as regiões vermelhas em Marte estão relacionadas com a história passada e rica em água de Marte, e que, pelo menos nalgumas áreas, estão presentes minerais de ferro altamente oxidados e influenciados por água," disse Dr. Merrison, do Laboratório Aarhus de Simulação de Marte, na Dinamarca.

O preciso conhecimento da composição e mineralogia do planeta é vital para compreender a estrutura e evolução do ambiente perto da superfície e a sua interacção com a atmosfera, bem como na procura de potenciais habitats em Marte. A fina poeira avermelhada cobre a superfície de Marte e está até presente na atmosfera marciana, dominando a meteorologia e por vezes ficando tão espessa que cobre o planeta. Embora a poeira se encontre por todo o lado, não compreendemos realmente as suas propriedades físicas, químicas e geológicas.

No seu recente estudo laboratorial, os cientistas do Laboratório de Simulação de Marte inventaram numa nova técnica para simular o transporte de areia em Marte. Fecharam hermeticamente amostras de areia (quartzo) em recipientes de vidro e "rodaram-nos" mecanicamente durante vários meses, virando cada frasco dez milhões de vezes. Após rodar gentilmente pura areia de quartzo durante sete meses, quase 10% da areia tinha sido reduzida a poeira. Quando os cientistas acrescentaram magnetite em pó, um óxido ferroso presente no basalto marciano, ficaram surpreendidos ao ver que as amostras iam ficando avermelhadas à medida que iam sendo viradas.

"Depósitos de material laranja-avermelhado, que se assemelham com mantos minerais, começaram a aparecer nos frascos. Análises subsequentes do material mostraram que a magnetite transformou-se no material vermelho hematite, através de um processo completamente mecânico sem a presença de água em qualquer dos estágios deste processo," disse Dr. Merrison.

Os cientistas suspeitam que, à medida que os grãos de areia de quartzo são virados, sofrem erosão rapidamente e desenrola-se uma alteração dos minerais através do contacto. Para saber como exactamente isto acontece, serão necessários mais estudos e experiências. O que é claro é que as primeiras experiências mostram que este processo ocorre não só no ar mas também numa atmosfera seca de dióxido de carbono, isto é, em condições que perfeitamente representam aquelas de Marte. Podem também indiciar que a poeira avermelhada marciana é geologicamente recente.

Cientistas de todo o mundo, auxiliados por novas missões e melhores instrumentos por todo o planeta, irão continuar a desenvolver novos e melhorados modelos computacionais e simulações para determinar os muitos mistérios do Planeta Vermelho.

"Ao simular as condições e ao desenvolver analogias precisas do ambiente marciano, certamente adquirimos um conhecimento mais profundo da sua natureza. Em particular, o desenvolvimento de melhores exemplos da superfície marciana e da sua atmosfera é vital para a interpretação de observações feitas em Marte pelos "landers", bem como no desenho da próxima geração de experiências a serem levadas para Marte," disse Dr. Merrison.

Links:

Notícias relacionadas:
EUROPLANET.eu (comunicado de imprensa)
New Scientist
Universe Today
SPACE.com
Wired
Science Daily
MSNBC

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
Google Mars

 
Deveria Marte ser mais da cor à direita?
Crédito: NASA/ESA/Hubble Team
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right