NOVO TELESCÓPIO ESPACIAL IRÁ ESTUDAR TEMPESTADES SOLARES
26 de Janeiro de 2010

Enquanto os astrónomos observam estrelas cada vez mais longínquas, alguns cientistas querem observar melhor a estrela mais próxima: o Sol.

A NASA planeia lançar uma nova sonda, a Solar Dynamics Observatory (SDO), para fazer as observações solares mais detalhadas de sempre e para compreender a sua complexa meteorologia e tempestades.

"O Sol muda de cada vez que olhamos para ele, nunca é o mesmo," disse Dean Pesnell, cientista do projecto SDO do Centro Aeroespacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, EUA, numa conferência de imprensa na passada Quinta-feira.

Os cientistas esperam que os dados da nova sonda os ajudem a melhor compreender as mudanças no campo magnético do Sol, que se torna mais e menos activo ao longo de um ciclo de 11 anos, libertando promeninências periódicas de partículas carregadas que podem avariar a tecnologia terrestre.

A sonda de 808 milhões de dólares tem lançamento previsto para 9 de Fevereiro, por volta das 15:36 (hora de Portugal), a bordo de um foguetão Atlas V, de Cabo Canaveral, Flórida.

A maioria da Terra está protegida contra estas partículas carregadas, a que chamamos vento solar, graças ao seu próprio campo magnético, que as repele. Mas durante uma tempestade solar, alguns destes desvastadores ataques podem chegar ao chão, provocando perturbações nos sistemas de navegação por satélite, às comunicações por rádio, às redes eléctricas e a outros sistemas.

"O nosso Sol afecta a nossa vida cada vez mais, à medida que ficamos cada vez mais dependentes da tecnologia," afirma Pesnell.

Os dados da SDO vão ajudar a melhor prever as proeminências solares, com o objectivo de evitar o pior dos estragos. Isto será particularmente importante quando os seres humanos começarem a viajar de volta à Lua e até Marte, onde não existe um casulo magnético para os proteger, a eles e às suas naves.

O observatório contém três instrumentos para capturar imagens do Sol em oito comprimentos de onda a cada 10 segundos. Os dados serão usados para estudar o processo que gera o campo magnético do Sol, denominado dínamo solar.

"A compreensão do dínamo e o sermos capaz de o prever, é o santo graal da física solar," acrescentou Madhulika Guhathakurta, cientista do programa SDO na sede da NASA em Washington, D.C.

Após alcançar órbita terrestre, a SDO fará alguns testes, e provavelmente será capaz de enviar os seus primeiros dados científicos cerca de 60 dias após o lançamento. Os cientistas do projecto dizem que ao longo da sua missão de cinco anos, a SDO vai revolucionar o nosso conhecimento da física solar.

SDO:

Ilustração de artista da sonda Solar Dynamcs Observatory.
Crédito: NASA/Laboratório de Imagens Conceptuais do Centro Aeroespacial Goddard