Top thingy left
 
CASSINI DESCOBRE PLETORA DE PLUMAS E ZONAS QUENTES EM ENCELADO
26 de Fevereiro de 2010

 

Imagens recentemente anunciadas do "flyby" da Cassini por Encelado em Novembro passado revelam uma "floresta" de novos jactos expelidos pelas proeminentes fracturas que atravessam a região polar sul e fornecem o mais detalhado mapa de temperaturas, até agora, de uma dessas fracturas.

As novas imagens da equipa de imagem e da equipa do espectómetro infravermelho também incluem a melhor imagem tridimensional já obtida de uma das "listas de tigre," uma fissura que liberta partículas geladas, vapor de água e elementos orgânicos. Existem também imagens de regiões não tão bem mapeadas em Encelado, incluíndo uma região a Sul com padrões tectónicos grosseiramente circulares.

"Encelado continua a surpreender," afirma Bob Pappalardo, cientista do projecto Cassini no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, EUA. "A cada passagem rasante da Cassini, aprendemos mais sobre a sua actividade extrema."

Para as câmaras da Cassini, o flyby de 21 de Novembro de 2009 forneceu o último olhar sobre a região polar sul de Encelado, antes que essa região da lua entre num ciclo de escuridão de 15 anos, e incluíu também a observação mais detalhada (até agora) dos jactos.

Os cientistas planearam usar esta passagem rasante para procurar jactos novos ou mais pequenos, não visíveis em imagens anteriores. Num mosaico, os cientistas contaram mais de 30 geysers individuais, incluíndo mais de 20 até aí nunca antes vistos. Pelo menos um jacto capturado em imagens anteriores parece agora menos poderoso.

"Este último flyby confirma o que suspeitávamos," afirma Carolyn Porco, líder da equipa de imagem. "O vigor dos jactos individuais pode variar com o tempo, e imensos jactos, grandes e pequenos, entram em erupção ao longo das listas de tigre."

Um novo mapa que combina dados de calor com imagens no visível, mostra um segmento de 40 km da maior lista de tigre, conhecida como Sulco de Baghdad. O mapa ilustra a correlação, à maior resulação já obtida, entre as geologicamente jovens fracturas superficiais e as temperaturas amenas anómalas registadas na região polar sul. As grandes detecções de calor parecem estar confinadas a uma estreita mas intensa região com não mais do um quilómetro ao longo da fissura.

Nestas medições, as temperaturas máximas ao longo do Sulco de Baghdad excederam os 180 Kelvin, e podem até ultrapassar os 200 Kelvin. Estas temperaturas amenas provavelmente resultam do aquecimento dos flancos da fractura pela subida do vapor de água que impulsiona os jactos de partículas geladas observados pelas câmaras da Cassini. Os cientistas vão testar esta ideia ao investigar a correspondência entre estas zonas "quentes" e as fontes dos jactos.

"As fracturas são geladas pelas normas da Terra, mas são um oásis acolhedor quando comparadas com os 50 Kelvin da vizinhança," afirma John Spencer, membro da equipa do espectómetro infravermelho da Cassini. "A grande quantidade de calor libertado das listas de tigre pode ser suficiente para derreter o gelo subterrâneo. Resultados como estes fazem de Encelado um dos locais mais excitantes do Sistema Solar."

Alguns dos cientistas da Cassini deduzem que quanto mais amenas as temperaturas à superfície, maior a possibilidade dos jactos terem uma origem líquida. "E a ser verdade, isto torna o ambiente sub-superficial de Encelado, líquido e rico em elementos orgânicos, a zona aquática extraterretre mais acessível do Sistema Solar," afirma Porco.

O voo rasante de 21 de Novembro foi o oitavo encontro com Encelado. A Cassini passou a cerca de 1600 km da superfície da lua, a aproximadamente 82º sul em latitude.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
SPACE.com
Universe Today
Science Daily
Space Daily
Discovery News
Discover
Wired
UPI
MSNBC

Encelado:
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 


Neste mosaico único que combina dados em alta-resolução do subsistema de imagens científicas e do espectómetro infravermelho a bordo da sonda Cassini, bolsas de calor aparecem ao longo de uma das misteriosas fracturas na região polar sul da lua de Saturno, Encelado.
Crédito: NASA/JPL/GSFC/SWRI/SSI
(clique na imagem para ver versão maior)


Plumas dramáticas, tanto grandes como pequenas, borrifam água gelada de muitos locais ao longo das famosas "listas de tigre" perto do pólo sul da lua Encelado.
Crédito: NASA/JPL/SSI
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right