Top thingy left
 
CHINA ATERRA NA LUA
17 de Dezembro de 2013

 

O primeiro rover lunar da China percorre a superfície da Lua, após separar-se com sucesso do seu "lander", e começou a explorar o seu local de aterragem: a Baía do Arco-íris.

O módulo lunar Chang'e 3 chegou à Lua no Sábado (14 de Dezembro), por volta das 21:12 (hora de Pequim), o que faz da China apenas o terceiro país a alcançar tal proeza depois da ex-União Soviética e dos Estados Unidos da América. O "lander" também transportou o rover robótico Yutu (Coelho de Jade) até à superfície lunar, onde levará a cabo a sua missão de vários meses.

Poucas horas após a aterragem, as rodas do Yutu foram desbloqueadas pelo disparo de dispositivos explosivos, o rover desdobrou as suas asas solares e estendeu o seu mastro recheado de instrumentos. O cabo que ligava o rover ao "lander" foi então cortado. Um sistema de "transferência" no "lander", semelhante a um par de escadas, colocou o rover na superfície, permitindo com que o Yutu começasse a sua viagem lunar.

O local de aterragem é a região Sinus Iridum (latim para Baía do Arco-íris), uma área da parte norte de Mare Imbrium (Mar das Chuvas) no hemisfério norte da Lua. A cratera mais próxima (que tem nome oficial) é Laplace F.

O "lander" Chang'e 3 de 1 tonelada contou com o seu autocontrolo para a descida até à Lua e tornou-se na primeira nave a aterrar na superfície lunar desde a soviética Luna 24 em 1976. O "lander" pairou a cerca de 100 metros de altitude acima da paisagem lunar, à medida que procurava por um local de aterragem seguro. O "lander" propriamente dito transporta instrumentos científicos capazes de observar a Terra, bem como outros objectos celestes, e está desenhado para funcionar 12 meses. Tanto o rover Yutu como o Chang'e 3 ainda têm que enfrentar temperaturas nocturnas na Lua, que mergulham durante 14 dias de noite lunar.

O rover lunar Yutu tem o nome de um coelho de estimação que viaja com a deusa Chang'e até à Lua nas lendas chinesas. Cada das três missões lunares chinesas até à data têm o nome da deusa lendária. As missões orbitais Chang'e 1 e Chang'e 2 foram lançadas em 2007 e 2010, respectivamente. O rover Yutu é um robô com seis rodas que pesa quase 140 kg e está equipado com câmaras de navegação e panorâmicas. A parte frontal do rover está equipada com um sistema de câmaras desenhado para observar e evitar riscos durante a navegação. O rover solar está construído para hibernar durante a noite e pode sobreviver três noites lunares ultrafrias, o equivalente a três meses terrestres.

O Yutu transporta um braço robótico com o espectrómetro APXS (Alpha-Proton X-ray Spectrometer). David Kring, cientista do Instituto Lunar e Planetário em Houston, EUA, diz que o APXS pode, entre outras tarefas, estudar o material de recentes crateras de impacto, revelando o material por baixo da superfície da Lua; observar detritos expelidos em raios de crateras e/ou em crateras secundárias; e ajudar os cientistas a desenvolver um melhor modelo para os processos de formação de crateras de impacto.

De acordo com um relatório informal elaborado a partir de várias fontes chinesas, o rover lunar transporta 20 kg de instrumentos e tem um alcance de 10 km. O Yutu tem também um radar de penetração do solo montado na barriga. Acredita-se que o radar do rover consiga estudar entre os 30 e os 100 metros. Aparentemente pode operar em dois comprimentos de onda, dando-lhe uma resolução muito alta a profundidades rasas e penetrar através do regolito lunar. Os outros comprimentos de onda de radar podem investigar para lá do regolito e até aos basaltos dos mares.

"O Chang'e 3 aterrou numa área de fluxos basálticos ricos em titânio, semelhantes aos trazidos pelas missões Apollo 11 e 17," afirma Clive Neal, cientista lunar do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e de Ciências da Terra da Universidade de Notre Dame. "Estes são, potencialmente, mais jovens do que aqueles trazidos pelas Apollo e a investigação das composições dos basaltos nesta região vai fornecer mais informações acerca da evolução do interior lunar e da história do vulcanismo na superfície da Lua." Os dados enviados pelo sistema de radar do Yutu poderão permitir com que os cientistas estimem a espessura do mar em redor do local de aterragem e pelo menos a profundidade do regolito lunar.

Links:

Notícias relacionadas:
CNTV (via YouTube)
CNTV - 2 (via YouTube)
Nature
SPACE.com
SPACE.com - 2
Universe Today
Universe Today - 2
PHYSORG
PHYSORG - 2
PHYSORG - 3
PHYSORG - 4
Sky & Telescope
The Planetary Society
redOrbit
New Scientist
Spaceflight Now
Space Daily
CCTV.com
Discovery News
BBC News
CNN
UPI
io9
AstroPT
Porto Canal
Público
Expresso
TSF
SAPO Notícias
RTP
tvi24
SIC Notícias

Chang'e 3:
SPACEFLIGHT101
CNTV
Wikipedia

Lua:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


O primeiro rover lunar da China separa-se do "lander" Chang'e 3 às primeiras horas de 15 de Dezembro. Imagem obtida num ecrã do Centro Aeroespacial de Pequim.
Crédito: Xinhua; pós-processamento por Marco Di Lorenzo/Ken Kremer
(clique na imagem para ver versão maior)


O "lander" Chang'e 3, visto pelo rover Yutu, a 15 de Dezembro de 2013.
Crédito: Agência Espacial Chinesa
(clique na imagem para ver versão maior)


O Yutu e a bandeira chinesa, vistos pelo lander Chang'e 3 na Lua, a 15 de Dezembro de 2013. Note as marcas das rodas do rover no solo lunar.
Crédito: Agência Espacial Chinesa
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right