ROVER YUTU PARTE EM BUSCA DE NOVAS AVENTURAS
27 de Dezembro de 2013
O agora famoso rover lunar "Yutu" da China partiu para o que prometem ser novas e incríveis aventuras no vizinho mais próximo da Terra, após completar uma sessão fotográfica final em conjunto com o "lander" Chang'e 3, que colocou o veículo na segurança do solo há quase duas semanas.
A jornada do Yutu marca a primeira visita à superfície lunar em mais de quatro décadas, desde que a soviética Luna 24 recolheu e enviou amostras para a Terra. A última missão americana foi a Apollo 17, há 41 anos atrás.
A nave-mãe Chang'e 3 e o rover Yutu retomaram as operações após o despertar de uma espécie de sono auto-induzido, seguindo comandos do Controlo da Missão em Pequim.
De acordo com a rede de transmissão estatal da China, CCTV, o "lander" e o rover terminaram a sua quinta e última sessão fotográfica conjunta - em cores lunares vivas - no passado Domingo, dia 22. "Foram capturadas dez imagens em cinco locais até agora, e todas elas são melhores do que esperávamos," afirma Wu Weiren, do Programa Lunar Chinês, numa entrevista da CCTV.
Depois de alcançarem a Lua, o Yutu e o Chang'e 3 obtiveram um par inicial de retratos um do outro. Foi então comandado ao Yutu que viajasse num trajecto semicircular em torno do "lander" e para Sul, desenhando várias marcas no solto solo lunar com alguns centímetros de profundidade.
Segundo a Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para Defesa Nacional da China, dois dias depois da histórica aterragem de dia 14 de Dezembro, os dois veículos fizeram uma pausa de quatro dias, entre 16 e 20 de Dezembro, durante a qual os engenheiros espaciais da China desligaram os seus subsistemas.
A Administração relatou que os veículos dormiram esta "sesta" para lidar com a radiação solar directa que aumentou significativamente as suas temperaturas. O lado ensolarado do Yutu excedeu os 100 graus centígrados, enquanto o lado à sombra tinha simultaneamente temperaturas negativas.
"Estava planeado que o descanso durasse até dia 23 de Dezembro, mas os cientistas decidiram reiniciar o Yutu agora para mais tempo de pesquisa, com base nas observações recentes e parâmetro de telemetria," afirma Pei Zhaoyu, porta-voz do programa lunar chinês durante um segmento noticioso da agência estatal Xinhua da China.
Ambos os robôs obtiveram fotos adicionais um do outro durante a travessia de cada dos cinco locais específicos e pré-planeados. Estas imagens obtidas pelo Yutu foram projectadas para mostrar o lander Chang'e 3 de 1200 kg de frente, de lado e de trás, enquanto se dirigia para o lado direito – de modo a ter melhor iluminação - a uma distância de aproximadamente 10 metros. A imagem final do Chang'e 3 feita pelo Yutu também capturou a bandeira nacional chinesa no "lander" pela primeira vez, dado que foi a primeira vez que estava à vista das câmaras do rover.
Tendo cumprido a última das suas tarefas conjuntas, os dois veículos podem agora começar as suas viagens individuais de exploração lunar, trabalhando independentemente um do outro, exactamente como planeado desde o início da aterragem inaugural.
O Yutu sairá da zona de aterragem do Chang'e 3 para sempre e começará a sua própria viagem lunar, com uma duração prevista de pelo menos 3 meses - talvez mais, caso os delicados componentes electrónicos sobrevivam o ambiente absolutamente duro e implacável do espaço.
"Vão começar a realizar explorações científicas da geografia e geomorfologia do local de pouso e áreas vizinhas, e de materiais como minerais e outros elementos presentes. Vamos também explorar áreas a 30 e a 100 metros de profundidade. A exploração vai continuar durante mais tempo do que planeámos, porque todos os instrumentos e equipamentos estão funcionando muito bem," realça Wu Weiren.
O par robótico de naves espaciais aterrou com sucesso na Lua no passado dia 14 de Dezembro em Mare Imbrium, perto da Baía de Arco-Íris, ou Sinus Iridum em latim. Apenas sete horas após a aterragem histórica, o Yutu foi cuidadosamente colocado perto do solo e usou as suas seis rodas para tocar o chão lunar. O Chang'e 3 capturou uma vista panorâmica do austero terreno lunar em seu redor depois do Yutu ter percorrido cerca de 9 metros.
O rover Yutu de 120 kg é quase do tamanho de um carrinho de golfe. Mede cerca de 1,5 m por 1 m e tem quase 1,5 m de altura. O Yutu, que significa "coelho de jade", vai usar o seu conjunto de quatro instrumentos científicos para examinar a estrutura e composição geológica da Lua e localizar os recursos naturais que serão usados por potenciais astronautas chineses no futuro, talvez daqui a uma década.
O rover lunar chinês, Yutu, embarca na sua emocionante aventura. A foto foi capturada pelo Chang'e 3.
Crédito: CNSA/CCTV
(clique na imagem para ver versão maior)
Percurso do Yutu entre 14 e 21 de Dezembro, em redor do lander. Solo capturado com imagens do Chang'e 3, no espaço e no solo.
Crédito: CNSA/BACC
(clique na imagem para ver versão maior)
O rover e o lander capturaram fotos um do outro pela quinta e última vez. Aqui, o Yutu fotografa a parte de trás do Chang'e 3. É visível a bandeira da China.
Crédito: CNSA/CCTV
(clique na imagem para ver versão maior)
Parte do primeiro panorama do local de aterragem do Chang'e 3, obtido a 15 de Dezembro. A vista panorâmica foi criada a partir de imagens de um vídeo noticioso.
Crédito: CNSA/CCTV; processamento por Marco Di Lorenzo/Ken Kremer
(clique na imagem para ver versão maior)