Top thingy left
 
NOVA PESQUISA DESCOBRE "RELÓGIO GEOLÓGICO" QUE AJUDA A DETERMINAR A IDADE DA LUA
4 de Abril de 2014

 

De acordo com um artigo publicado na edição de 3 de Abril da revista Nature, uma equipa internacional de cientistas planetários determinou que a Lua formou-se quase 100 milhões de anos após o início do Sistema Solar. Esta conclusão baseia-se em medições do interior da Terra combinadas com simulações de computador do disco protoplanetário a partir do qual a Terra e os outros planetas terrestres se formaram.

A equipa de investigadores da França, Alemanha e Estados Unidos simulou o crescimento dos planetas terrestres (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) a partir de um disco com milhares de "blocos de construção" planetária em órbita do Sol. Ao analisar o histórico de crescimento de planetas como a Terra em 259 simulações, os cientistas descobriram uma relação entre o tempo que a Terra foi impactada por um objecto com o tamanho de Marte para criar a Lua e a quantidade de material adicionado à Terra após esse impacto.

O aperfeiçoamento da simulação de computador com detalhes sobre a massa do material adicionado à Terra por acreção após a formação da Lua revelou uma relação que funciona como um relógio para obter a data do evento que formou a Lua. Este é o primeiro "relógio geológico" na história do Sistema Solar jovem que não depende de medições e interpretações do decaimento radioactivo de núcleos atómicos para determinar a idade.

"Ficámos entusiasmados por encontrar um 'relógio' para o tempo de formação da Lua, que não depende de métodos de datação radiométrica. Esta correlação saltou à vista nas simulações e encontra-se em todos os conjuntos de simulações que realizámos," comenta Seth Jacobson, do Observatório de la Cote D'Azur em Nice, França.

A literatura publicada forneceu a estimativa da massa acrescida à Terra após o impacto de formação da Lua. Outros cientistas já tinham previamente demonstrado que a abundância, no manto da Terra, de elementos altamente siderófilos, elementos atómicos que preferem ser quimicamente associados com o ferro, é directamente proporcional à massa acrescida à Terra após o evento que formou a Lua.

A partir destas medições geoquímicas, o relógio recém-estabelecido coloca a data de formação da Lua em 95 ±32 milhões de anos após o início do Sistema Solar. Esta estimativa para a formação da Lua está de acordo com algumas interpretações de medições radioactivas, mas não outras. Dado que o novo método de datação é uma nova medição independente e directa da idade da Lua, ajuda a saber quais as medições de datação radioactiva mais úteis para este problema de longa data.

"Este resultado é emocionante porque as mesmas simulações que podem formar Marte em apenas 2 a 5 milhões de anos, podem também formar a Lua em 100 milhões de anos. Estas escalas de tempo muito diferentes têm sido muito difíceis de capturar em simulações," realça o Dr. Kevin Walsh da Divisão de Ciência Espacial e Engenharia do SwRI (Southwest Research Institute).

Links:

Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
19/10/2012 - Novo estudo reforça ideia que Lua foi formada a partir de gigante colisão planetária

Notícias relacionadas:
SwRI (comunicado de imprensa)
Observatório de la Côte d'Azur (comunicado de imprensa)
Nature (requer subscrição)
Universe Today
PHYSORG
SPACE.com
redOrbit
e! Science News
National Geographic
ars technica
Público
BOAS NOTÍCIAS
Destak

Lua:
Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve 
Wikipedia
Teoria de Impacto Gigante (Wikipedia)


comments powered by Disqus

 


Impressão de artista da colisão da Terra com um objecto mais pequeno do tamanho de Marte, que levou à formação da Lua.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right