Top thingy left
 
EXOMARS PREPARADA PARA O PLANETA VERMELHO
18 de outubro de 2016

 


Impressão de artista que visualiza a separação do módulo de entrada, descida e aterragem do módulo demonstrador, Schiaparelli, da TGO (Trace Gas Orbiter).
Crédito: ESA/ATG medialab
(clique na imagem para ver versão maior)

 

Esta semana, a sonda ExoMars da ESA tem apenas uma chance de ser capturada pela gravidade de Marte. A missão e os seus controladores estão preparados para a chegada.

A ExoMars TGO (Trace Gas Orbiter) está numa missão de vários anos para compreender o metano e outros gases a níveis baixos na atmosfera de Marte, gases estes que podem ser evidências de uma possível atividade biológica ou geológica.

A nave-mãe, com 3,7 toneladas, libertou o "lander" Shiaparelli de 577 kg às 15:42 (hora portuguesa) de domingo. Este irá testar tecnologias-chave em preparação para a missão de 2020 da ESA que consiste de um rover.

O par já quase completou a sua viagem de 496 milhões de quilómetros e estes estão agora numa fase crítica: a descida do veículo e consequente aterragem terá lugar na quarta-feira, à mesma hora que o orbitador começa a orbitar o planeta.

"Estão numa rota de colisão a alta velocidade com Marte, o que é bom para o 'lander' - vai continuar neste caminho a fim de fazer a sua aterragem controlada," afirma Michel Denis no controle da missão em Darmstadt, Alemanha.

No entanto, para colocar a nave-mãe em órbita, foi feito ontem um ajuste vital para evitar colidir com o planeta. E, no dia 19, tem que disparar o seu motor num momento preciso e durante 139 minutos para travar para órbita. "Só temos uma oportunidade."

Após meses de simulações intensivas, a equipa está agora em turnos de "tempo real/tempo completo" e a trabalhar na sala de controle principal.

A equipa supervisionou a separação, o ajuste 12 horas depois a fim de evitar colidir com Marte e, finalmente, irá supervisionar a queima do motor principal às 14:05 (hora portuguesa) de quarta-feira.

Os controladores da missão têm, diariamente, janelas de comunicações de várias horas com a ExoMars via estações de rastreamento da ESA e da NASA, que estão a fornecer ligações de dados principais e redundantes, especialmente durante os momentos mais críticos.

A preparação para a chegada a Marte envolveu anos de trabalho cuidadoso por parte de equipas da ESA e em cooperação com peritos da indústria europeia.

A equipa de controle da missão é na verdade uma 'equipa de equipas' constituída por especialistas em operações, dinâmica de voo, estações terrestres, software e sistemas. Trabalham em estreita coordenação para operar a atual frota de naves espaciais, enquanto desenvolvem sistemas e procedimentos que serão usados para as missões futuras da ESA, incluindo a BepiColombo, a Solar Orbiter e a JUICE.

O centro também controla a primeira missão marciana da ESA, a Mars Express, que alcançou o Planeta Vermelho em 2003. Está a desempenhar um papel crucial na chegada da ExoMars, registando os sinais do "lander" durante a descida.

"Depois de muitas simulações e dada a vasta experiência que as nossas equipas ganharam através de missões interplanetárias como a Mars Express, Rosetta e Venus Express, estou muito confiante da inserção orbital," afirma Rolf Densing, Diretor de Operações da ESA.

A sonda está em grande forma, as equipas estão preparadas para regressar a Marte e ansiosas por uma chegada sem problemas durante esta semana.

 


comments powered by Disqus

 


A ExoMars TGO e o seu módulo Schiaparelli em aproximação a Marte.
Crédito: ESA/ATG medialab
(clique na imagem para ver versão maior)


A equipa de controle da missão em treino de simulação no Centro Europeu de Operações Espaciais da ESA em Darmstadt, Alemanha, no dia 15 de setembro de 2016. A equipa estava a treinar reações a situações de contingência que poderão ocorrer antes da entrada em órbita de Marte de dia 19 de outubro.
Crédito: ESA
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão ExoMars 2016 pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
14/10/2016 - O que esperar da câmara do módulo Schiaparelli
07/10/2016 - Os perigos de aterrar em Marte
15/03/2016 - Missão ExoMars parte para Marte
08/03/2016 - Sonda ExoMars com lançamento previsto para a próxima semana

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
Chegada e aterragem da ExoMars (ESA)
ExoMars em Marte (vídeo da ESA)
Órbitas da chegada a Marte (vídeo da ESA)
A descida do Schiaparelli até Marte (vídeo da ESA)
Nature
SPACE.com
Astronomy Now
Science Daily
spaceref
PHYSORG
redOrbit
New Scientist
BBC News
RTP
tvi24
TSF
SAPO24
Observador
ZAP.aeiou

ExoMars TGO:
ESA
Wikipedia

"Lander" Schiaparelli:
ESA
Wikipedia

ExoMars 2020:
ESA
Wikipedia

Mars Express: 
ESA 
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

BepiColombo:
ESA
Wikipedia

Solar Orbiter:
ESA
Wikipedia

JUICE (JUpiter ICy moons Explorer):
ESA
Wikipedia

 
Top Thingy Right