ESTÃO A SER INVESTIGADOS QUATRO OBJETOS DESCONHECIDOS NA PESQUISA PELO PLANETA NOVE
4 de abril de 2017

A equipa de pesquisa pelo Planeta Nove, juntamente com os anfitriões do programa Stargazing Live da BBC, o professor Brian Cox e o comediante Dara O'Briain.
Crédito: ANU

Astrónomos da Universidade Nacional Australiana (ANU - Australian National University) estão a investigar quatro objetos desconhecidos que podem ser candidatos a um novo planeta no nosso Sistema Solar, referindo-se ao lançamento da sua busca planetária durante a transmissão do programa Stargazing Live da BBC, a partir do Observatório Siding Spring da mesma universidade.

O Dr. Brad Tucker, investigador principal, disse que cerca de 60.000 pessoas de todo o mundo já classificaram mais de 4 milhões de objetos no espaço como parte da pesquisa levada a cabo pelo público em geral, e liderada pela ANU, em busca do denominado Planeta Nove.

"Nós detetámos os planetas menores Chiron e Comacina, que demonstra que a abordagem que estamos a tomar pode encontrar o Planeta Nove, caso este exista," comenta o Dr. Tucker, da Escola de Investigação de Astronomia e Astrofísica da ANU.

O Dr. Tucker disse que o telescópio SkyMapper, no Observatório Siding Spring, usado como parte do projeto, foi crucial para excluir áreas no céu do hemisfério sul onde o Planeta Nove podia estar situado.

"Conseguimos excluir um planeta do tamanho de Neptuno em 90% do céu do hemisfério sul até uma distância de mais ou menos 350 vezes a distância entre a Terra e o Sol," realça.

"Com a ajuda de dezenas de milhares de dedicados voluntários, examinando centenas de milhares de imagens captadas pelo SkyMapper, atingimos quatro anos de análise científica em apenas três dias. Um dos voluntários, Toby Roberts, fez 12.000 classificações."

A equipa confirmará se os objetos espaciais desconhecidos são o Planeta Nove, planetas anões ou asteroides, usando telescópios em Siding Spring e em redor do globo.

O Dr. Tucker disse que incentivou as pessoas a continuar a caça pelo Planeta Nove através do site do projeto Zooniverse.org.

O professor Chris Lintott, do Zoonniverse e da Universidade de Oxford, afirma que, embora o Planeta Nove ainda não tenha sido encontrado, tem sido muito divertido partilhar a pesquisa com todos os voluntários.

24/02/2017 - Novos dados sobre dois asteroides distantes dão pistas sobre possível "Planeta Nove"