INSIGHT A CAMINHO DE MARTE
8 de maio de 2018

A missão InSight da NASA foi a primeira missão interplanetária a ser lançada da Costa Oeste dos EUA. Depois de uma viagem de seis meses, o módulo de aterragem InSight vai descer até Marte para estudar o interior do Planeta Vermelho.

A missão InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) da NASA está numa viagem de 480 milhões de quilómetros até Marte para estudar pela primeira vez o que está por baixo da superfície do Planeta Vermelho. Foi lançada às 12:05 (hora portuguesa) de passado sábado a partir da Base Aérea de Vandenberg, no estado norte-americano da Califórnia.

"Os Estados Unidos continuam a liderar o caminho até Marte com esta próxima missão emocionante de estudar o núcleo e os processos geológicos do Planeta Vermelho," comentou o administrador da NASA, Jim Bridenstine. "Quero dar os parabéns a todas as equipas da NASA e aos nossos parceiros internacionais que tornaram este feito possível. À medida que continuamos a ganhar forças no nosso trabalho para enviar astronautas de volta à Lua e até Marte, missões como a InSight mostrar-se-ão inestimáveis."

A bordo do segundo estágio, Centaur, do foguetão Atlas V, a nave alcançou a órbita 13 minutos e 16 segundos após o lançamento. Setenta e nove minutos mais tarde, o estágio Centaur iniciou os seus propulsores uma segunda vez, enviando a InSight numa trajetória em direção ao Planeta Vermelho. A InSight separou-se do Centaur aproximadamente 9 minutos mais tarde - 93 minutos após o lançamento - e contactou via DSN (Deep Space Network) da NASA às 13:41 (hora portuguesa).

"As equipas do Centro Espacial Kennedy e da ULA proporcionaram-nos uma ótima viagem hoje e deram início à viagem de seis meses e meio do 'lander' InSight até Marte," afirmou Tom Hoffman, gerente do projeto InSight no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. "Recebemos indicações positivas de que a nave InSight está de boa saúde e estamos empolgados por voltar a Marte para fazer ciência inovadora."

Com o seu lançamento bem-sucedido, a equipa da InSight da NASA concentra-se agora na viagem de seis meses. Durante a fase de cruzeiro da missão, os engenheiros vão verificar os subsistemas e os instrumentos científicos da nave, certificando-se de que os seus painéis solares e a antena estão orientados adequadamente, rastreando a sua trajetória e realizando manobras para a manter em curso.

O "lander" Insight tem pouso previsto no Planeta Vermelho por volta das 20:00 de dia 26 de novembro, onde levará a cabo operações científicas até 24 de novembro de 2020, o que equivale a um ano e 40 dias em Marte, ou quase dois anos terrestres.

"Os cientistas sonham há anos em fazer sismologia em Marte. No meu caso, tive esse sonho há 40 anos como estudante e agora esse sonho compartilhado foi lançado através das nuvens e para a realidade," comenta Bruce Banerdt, investigador principal da missão InSight no JPL.

O módulo de aterragem InSight vai estudar e recolher dados sobre sismos marcianos, sobre o fluxo de calor do interior do planeta e sobre a forma como Marte oscila, de modo a ajudar os cientistas a entenderem os processos que moldaram os quatro planetas rochosos do nosso Sistema Solar interior.

"O InSight não só nos ensinará mais sobre Marte, como também melhorará a nossa compreensão da formação de outros mundos rochosos como a Terra e a Lua, e milhares de planetas em torno de outras estrelas," comenta Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretorado de Missões Científicas da NASA na sede da agência espacial em Washington. "A missão InSight junta a ciência e a tecnologia com uma equipa diversificada de parceiros internacionais e comerciais liderada pelo JPL."

As missões anteriores a Marte investigaram a história da superfície do Planeta Vermelho examinando características como desfiladeiros, vulcões, rochas e solo, mas ninguém tentou investigar a evolução mais antiga do planeta, que só pode ser encontrada estudando o que está por baixo da superfície.

"O InSight ajudar-nos-á a desvendar os mistérios de Marte de uma nova maneira, não apenas estudando a superfície do planeta, mas olhando profundamente para aprendermos mais sobre os primeiros blocos de construção do planeta," comenta Michael Watkins, diretor do JPL.

Impressão de artista do módulo de aterragem InSight da NASA em Marte.

Cobertura da missão InSight pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
03/04/2018 - NASA pronta para estudar o coração de Marte
03/04/2018 - Sismos marcianos podem revolucionar ciência planetária
21/08/2012 - Nova missão da NASA vai estudar directamente e pela primeira vez o interior de Marte