ESTUDO SUGERE QUE ROCHA LUNAR, TRAZIDA PARA A TERRA, É ORIGINALMENTE ORIUNDA DO NOSSO PLANETA
29 de janeiro de 2019

Amostra de rocha lunar recolhida pela missão Apollo 14.
Crédito: NASA

Investigadores da Universidade Curtin (Austrália) que estudavam amostras de rochas lunares recuperadas por astronautas há quase 50 anos descobriram que uma das amostras pode ser originalmente da Terra, lançada para o espaço quando um asteroide atingiu o nosso planeta há milhares de milhões de anos.

O artigo, publicado na revista científica Earth and Planetary Science Letters, divulga que uma amostra recolhida durante a missão da Apollo 14, em 1971, contém vestígios de minerais com uma composição química comum na Terra mas muito invulgar para a Lua.

A amostra foi emprestada à Universidade Curtin pela NASA, onde foi investigada em cooperação com cientistas do Museu Sueco de História Natural, da Universidade Nacional Australiana e do Instituto Lunar e Planetário em Houston, EUA.

O professor Alexander Nemchin, autor do artigo, disse que a amostra de 1,8 gramas apresenta uma mineralogia semelhante à de um granito, o que é extremamente raro na Lua, mas comum na Terra.

"A amostra também contém quartzo, que é um achado ainda mais invulgar na Lua," comenta o professor Nemchin.

"Ao determinar a idade do zircão encontrado na amostra, conseguimos identificar a idade da rocha hospedeira - cerca de 4 mil milhões de anos, tornando-a similar às rochas mais antigas da Terra.

"Além disso, a química do zircão nesta amostra é muito diferente da de qualquer outro grão de zircão já analisado em amostras lunares e notavelmente semelhante à dos encontrados na Terra."

O professor Nemchin realça que a química do zircão na amostra lunar indica que se formou a baixas temperaturas e provavelmente na presença de água e em condições oxidadas, tornando-a característica da Terra e altamente irregular para a Lua.

"É possível que algumas dessas condições invulgares possam ter ocorrido muito localmente e muito brevemente na Lua, e a amostra é o resultado desse breve desvio da normalidade," acrescentou.

"No entanto, uma explicação mais simples é que esta rocha foi formada na Terra e trazida para a superfície da Lua como um meteorito gerado pelo impacto de um asteroide que atingiu o nosso planeta há 4 mil milhões de anos, lançando material para o espaço e para a Lua.

"Impactos posteriores na Lua teriam misturado as rochas da Terra com as rochas lunares, incluindo no local da alunagem da Apollo 14, onde foi recolhida pelos astronautas e levada de volta para a Terra."