ASTRÓNOMOS CHINESES DESCOBREM 591 ESTRELAS DE ALTA VELOCIDADE COM O LAMOST E COM O GAIA
5 de janeiro de 2021

Impressão de artista das posições e órbitas de 591 estrelas de alta velocidade.
Crédito: Xiao Kong, NAOC

Uma equipa de investigação liderada por astrónomos do NAOC (National Astronomical Observatories of Chinese Academy of Sciences) descobriu 591 estrelas de alta velocidade com base em dados do LAMOST (Large Sky Area Multi-Object Fiber Spectroscopic Telescope) e do Gaia, e 43 delas podem até escapar da nossa Galáxia.

O estudo foi publicado online dia 17 de dezembro na revista The Astrophysical Journal Supplement Series.

Desde que a primeira estrela de alta velocidade foi descoberta em 2005, mais de 550 outras foram descobertas com vários telescópios ao longo de 15 anos. "As 591 estrelas de alta velocidade descobertas desta vez duplicaram o número total anterior, elevando o total atual a mais de 1000," disse a Dra. Yin-Bi Li, autora principal do estudo.

As estrelas de alta velocidade são uma classe de estrelas que se movem rapidamente e que podem até escapar da nossa Galáxia. "Embora sejam raras na Via Láctea, as estrelas de alta velocidade, com cinemática única, podem fornecer mais informações sobre uma ampla gama da ciência Galáctica, desde o buraco negro supermassivo central até ao distante halo Galáctico," disse o professor You-Jun Lu do NAOC, coautor deste artigo científico.

O LAMOST, o maior telescópio ótico da China, tem a maior taxa de aquisição espectral do mundo e pode observar cerca de 4000 alvos estelares numa única exposição. Começou os seus levantamentos regulares em 2012 e estabeleceu a maior base de dados espectrais do mundo.

O Gaia é uma missão espacial do programa de ciências da ESA, lançado em 2013. Forneceu parâmetros astrométricos para mais de 1,3 mil milhões de fontes, a maior base de dados de parâmetros astrométricos. "As duas enormes bases de dados fornecem-nos uma oportunidade sem precedentes para encontrar mais estrelas de alta velocidade, e assim fizemos," disse o professor A-Li Luo do NAOC, também coautor desta investigação.

Com base na cinemática e na química, a equipa de investigação descobriu que as 591 estrelas de alta velocidade eram estrelas do halo interno. "As suas metalicidades baixas indicam que a maior parte do halo estelar foi formado como consequência da acreção e da perturbação de maré de galáxias anãs," disse o professor Gang Zhao do NAOC, coautor do estudo.

A descoberta destas estrelas de alta velocidade diz-nos que a combinação de vários grandes levantamentos vai, no futuro, ajudar-nos a descobrir mais estrelas de alta velocidade e outras estrelas raras, que serão usadas para estudar o mistério não resolvido da nossa Galáxia.

// Academia Chinesa de Ciências (comunicado de imprensa)